-->

Chuvas trazem esperança, mas situação dos açudes ainda é crítica




O Flor do Campo, situado na cidade de Novo Oriente, na região do Sertão Cearense, foi o açude que mais recebeu água

As chuvas do fim de semana trouxeram um pouco de alegria e esperança para o cearense. Até esta segunda-feira (19), cerca de 100 cidades foram banhadas pelas águas do céu fazendo com que o volume dos açudes aumentasse.

De acordo com informações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), nas últimas 24 horas foi registrado um aporte de água em 7 açudes, que totalizaram um volume de 190.391 metros cúbicos.

O Flor do Campo, situado na cidade de Novo Oriente, na região do Sertão Cearense, foi o açude que mais recebeu água: 122.340 m³, o que representa um aumento de 0,05%. Apesar disto, a represa está com apenas 2,57% do seu volume total.

Considerando as precipitações da última semana, foi registrado um aporte em 26 açudes. Conforme a estimativa do volume evaporado e do volume liberado neste intervalo, a Cogerh afirma que o aporte foi de 4.338.086 m³.

O Orós, açude que leva água para o Castanhão e, consequentemente para Fortaleza e Região Metropolitana, foi o que mais recebeu água nos últimos 7 dias, totalizando 1,9 milhões de m³, mas evaporou ou liberou mais de 6 milhões de m³. Sua atual capacidade está em 15,14% .

Com as chuvas do fim de semana, a situação dos 153 açudes do Ceará ainda é precária. Da capacidade total de 18,64 bilhões de metros cúbicos, o volume atual é apenas de 1,28 m³.
Não há nenhum açude sangrando ou com capacidade acima dos 90%. 46 estão com volume morto e outros 36 encontram-se secos. Do total, 134 estão com volume abaixo de 30%.



Entenda o cálculo das chuvas
O pluviômetro é um aparelho meteorológico destinado a medir, em milímetros, a altura da lâmina de água gerada pela chuva que caiu numa área de um metro quadrado. Dizer que em uma região choveu 100 mm significa dizer que em uma área de 1m², a lâmina de água formada pela chuva que caiu apresenta uma altura de 100 milímetros.


Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato