-->

Prefeitura de Quixeramobim e Baturité são investigadas pelo TCM




Quixeramobim. O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) iniciou na última quarta-feira (23), e deve concluir até esta sexta-feira (25), a fiscalização em mais dois municípios. Desta vez, Quixeramobim, no Sertão Central, e Baturité, na região do Maciço, são investigados. De acordo com o TCM as equipes buscam levantar nos dois municípios informações sobre diversos aspectos das administrações, inclusive sobre procedimentos adotados para possibilitar a continuidade dos serviços públicos.

Em seu site, o órgão informou no site que “um conjunto de critérios foi utilizado para selecionar os municípios em fiscalização, como informações sobre possíveis suspensões de serviços públicos; elevado endividamento e projeção de gastos sem lastro financeiro; descumprimento ao limite de gastos com pessoal; mensagens recebidas pela Ouvidoria do TCM, solicitações do MPCE, dentre outros”. Os processos podem resultar na aplicação de multas, determinação de devolução aos cofres públicos ou desaprovação de contas, conforme esclareceu o TCM.

Servidores acampam na prefeitura de Baturité desde segunda última (Foto: VC Repórter)
Servidores acampam na prefeitura de Baturité desde segunda última (Foto: VC Repórter)
Em Baturité os técnicos do foram recebidos com palmas pelos funcionários que estão acampados desde a última segunda-feira (21) na sede da secretaria de finanças do município. Eles estariam com o salário atrasado desde outubro e reivindicam, em forma de ocupação, o pagamento dos benefícios.

Os municípios recebem uma equipe composta por sete pessoas, entre técnicos de área contábil, administrativa, pessoal e dois promotores. Um dos principais objetivos é apurar denúncias de desmontes em prefeituras onde os prefeitos ou seus sucessores, não foram eleitos.


Conforme o TCM, com as fiscalizações concluídas na sexta, o órgão já terá vistoriado 31 gestões pelo interior. 23 delas já tiveram relatórios elaborados, concluídos e entregues à Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), setor do Ministério Público do Estado (MPCE). Os principais problemas apontados nos relatórios, até agora, foram pagamento por serviços não prestados, contratação de pessoal apesar de ultrapassado o limite de despesas com pessoal (previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal), paralisação de serviços públicos nas áreas da saúde e educação, apropriação irregular de consignações dos servidores públicos (previdenciárias e empréstimos bancários), atraso de salário e endividamento elevado.

__________

Fonte Diário Sertão Central 

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato