-->

Ceará tem 81% dos municípios com situação de emergência reconhecida



Cento e quatro municípios do Ceará tiveram a situação de emergência reconhecida nesta quarta-feira (23), pelo Ministério da Integração Nacional. Somados aos 46 municípios que já estavam com a emergência reconhecida pelo Governo Federal, o Ceará já está com 81% de seus municípios em situação de emergência por conta da seca que afeta o estado há cinco anos. 

A portaria contendo a lista das cidades foi publicada no . O reconhecimento da situação de emergência garante a continuidade das ações emergenciais implementadas no estado para atendimento da população afetada pelo pela falta de água. Além disso, permite que as Prefeituras solicitem o apoio do Governo Federal para o restabelecimento imediato dos serviços essenciais, como o abastecimento de água. 

Diante da situação, o Governo do Estado não descarta a possibilidade de haver racionamento de água no Ceará a partir de fevereiro de 2017. De acordo com o Governo Federal, de janeiro a setembro já foram investidos mais de R$ 170,6 milhões na Operação Carro-Pipa. Atualmente, 1.788 caminhões atuam no abastecimento de 137 municípios. O atendimento contempla cerca de 928.336 pessoas diariamente. ara as obras emergenciais foram destinados mais de R$ 36,7 milhões na implementação de adutoras de abastecimento de água nos municípios de , São Luis do Curú, , Iracema, , , e .Situação Hídrica Os 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), têm capacidade de armazenar 18,64 bilhões m³, mas apresentam volume total de 1,38 bilhão m³ (7,4%). Do tal de açudes, 40 estão completamente secos e 133 estão com volume inferior a 30% da capacidade de armazenamento. O Governo do Estado não descarta a possibilidade de haver racionamento de água no Ceará a partir de fevereiro de 2017. O volume de água das bacias está distribuído: Litoral (29,09%), Alto Jaguaribe (15,76%), (28,46%), Metropolitanas (11,64%), Serra da Ibiapaba (15,03%), Médio Jaguaribe (4,95%), Salgado (8,95%), (7,45%), (1,95%), Sertões de (1,77%), Curu (1,65%) e Baixo (0,00%). No ano de 2016 foi registrado um aporte total de 735,18 milhões m³. O “gigante” Castanhão, responsável por abastecer toda a Região Metropolitana de , está com apenas 5,38% da capacidade de abastecimento. Além de Fortaleza, outros 25 municípios são abastecidos pelo Castanhão. Bem perto dele, o Açude Orós, está com 17,13%. Para garantir o abastecimento de água em Fortaleza e Região Metropolitana, desde julho as águas do Orós estão sendo transferidas para o Castanhão.

Fonte: http://g1.globo.com/ceara/noticia/2016/11/ceara-tem-81-dos-municipios-com-situacao-de-emergencia-reconhecida.html
Resultado de imagem para situação de emergência

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato