-->

Alunos da cidade de Iracema são premiados por soro contra intoxicação animal



Os jovens estudantes e pesquisadores, José Caio Chaves Holanda e José Antônio Eduardo de Holanda, da Escola de Ensino Médio Enéas Olímpio da Silva, da rede estadual de ensino, da cidade de Iracema, representaram muito bem o Ceará na 31ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) que aconteceu em Novo Hamburgo (RS), no Centro de Eventos da Fenac, de 25 a 28 de outubro de 2016.

O evento, considerado a maior feira do gênero na América Latina, teve representantes de 21 países e de todos os Estados brasileiros.

Os alunos desenvolveram o trabalho ‘Avaliação e Identificação da Planta Tingui’ (Mascagnia rigida) na transformação de um soro natural em combate à intoxicação de bovinos, ovinos e caprinos. Orientados pelo professor Railson Fredson da Silva Queiroz, os jovens desenvolveram um soro que cria anticorpos para evitar a intoxicação de animais bovinos, ovinos e caprinos ao ingerirem a Mascagnia rígida, planta conhecida na região como “tingui”, e que pode causar envenenamento e morte dos animais.

“A participação da Escola Enéas Olímpio da Silva, através desses jovens pesquisadores, está rendendo grandes conquistas e recebendo credenciais para vários eventos científicos no Brasil e no exterior, para grande orgulho de todos nós que fazemos a Escolo”, disse o diretor geral da unidade, professor Jakson Barbosa Gama. “A conquista na MOSTRATEC como 1º lugar na área de animais e plantas como melhor pesquisa da América Latina, nos enche de orgulho, a todos os alunos, professores, pais, a comunidade escolar”. .

Tal proeza rendeu duas outras credenciais para grandes eventos científicos: uma para Genius, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e a FENECIT, em Pernambuco. E ainda como premiação os alunos receberam duas bolsas do CNPQ para iniciação científica, no valor de R$ 1.000,00.

O diretor Jakson Gama disse ainda que toda a escola está muito feliz de ver esses jovens pesquisadores vencendo e se tornando exemplos para os demais, contribuíndo para a ciência na pesquisa por uma solução de um problema que gera grandes prejuízos aos pequenos, médios e grandes produtores rurais do Sertão cearense, que é a morte de animais que, acidentalmente, venham a comer a planta Tingui.

A pesquisa está em curso por mais de dois anos, e já premiado em vários eventos científicos no país, como nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Sul. O trabalho é fruto de um apoio de um professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e de um ex-aluno da escola e do Instituto Federal de Educação de Apodi, no Rio Grande do Norte, Felipe Maia, que atualmente é professor e coordenador do curso de Química, na unidade federal de ensino.

A Mostratec reúne 420 projetos de jovens cientistas entre 14 e 20 anos de idade, do Brasil (de todos os estados e do Distrito Federal), Argentina, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Índia, Indonésia, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Tunísia, Turquia e Uruguai. Paralelamente, ocorrem a Mostratec Júnior (para estudantes do ensino fundamental, com 220 projetos), o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec Sesc, o Festival Maker Mostratec de Robótica e a Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo.

Obter a colocação de melhor pesquisa na área de plantas e animais da América Latina é motivo de muito orgulho para todos da escola.
Alunos da cidade de Iracema são premiados por soro contra intoxicação animal

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato