De acordo com a organização da festa, a recepção dos romeiros deve acontecer no Distrito de Caiçara, que fica a 15 km de distância da sede. Os romeiros maranhenses serão recepcionados pelo reitor e pároco do Santuário, frei Marconi Lins, o prefeito da cidade, Celso Crisóstomo e o coral Vozes do Santuário.
Conforme o Santuário de Canindé, em 2014 a romaria de Codó foi impedida de seguir viagem a Canindé devido a legislação vigente de transito ao transporte pau-de-arara. Para continuar a cumprir a promessa de trazer os romeiros, o empresário Francisco Carlos Oliveira, conhecido como Cihiquinho do Codó, disponibiliza desde 2015 20 ônibus, substituindo os 12 veículos pau-de-arara, embora já fizesse parte da cultura da romaria, agora os devotos experimentam pela segunda vê uma viagem mais confortável. “No inicio foi muito difícil convencer os passageiros a vir à viagem de ônibus, mas graças a Deus as pessoas estão entendendo que não podemos deixar acabar essa tradição. Podem mudar o meio de transporte, mas jamais irão conseguir não mudou a fé de nosso romeiro”, disse o empresário.
Este ano, a maior romaria de ônibus do Brasil chega à terra dos milagres com 20 veículos e 1.100 romeiros. Na cidade eles serão acomodados no Centro de Apoio Integrado a Criança e ao Adolescente – CAIC, no Bairro da Palestina.
Para dar uma maior segurança aos devotos, a Polícia Militar vai colocar militares de apoio no local de descanso dos fiéis.
Itens relacionados:
Ceará