-->

Líder sinaliza ampliação de vagas para mulheres no concurso da PM



O edital do concurso para contratação de 4.200 novos soldados da Polícia Militar do Ceará pode sofrer alteração, mesmo após realizada a prova escrita. A informação foi dada, ontem, pelo líder do governo na Assembleia, deputado Evandro Leitão (PDT). O discurso do parlamentar foi acompanhado e aplaudido das galerias por uma comissão de mulheres que revindicava mais vagas para elas no certame.

A mudança anunciada dizia respeito, exatamente, ao espaço feminino reservado no concurso. Das 4200 vagas, somente 5% estava destinado às mulheres e, de acordo com o líder do governo, a proposta é ampliar para 20%. “Ao todo, 66.147 homens concorrem a 3.990 vagas no concurso em questão. Com isso, a concorrência masculina está de 16 candidatos para cada vaga. Enquanto 15.527 mulheres disputam outras 210 vagas, causando a concorrência muito maior de 73 candidatas por vaga”.

A ampliação, conforme explicou, aumentaria, sem prejuízos, a disputa masculina, passando dos atuais 16 por um, para 19 por um, mesma relação que sobraria para as mulheres. “Já me reuni com a vice-governadora, Izolda Cela, e ela sugeriu o aumento das cotas femininas como solução administrativa para essa disparidade”, disse, acrescentando que a vice-governadora teria entendido as ponderações e estaria comprometida com a causa. “Com apoio dela e do governador Camilo Santana, vamos à luta por mais isonomia e participação das mulheres em todos os segmentos da sociedade, inclusive na gloriosa Polícia Militar do Estado do Ceará”, colocou. “Também já consultamos a Procuradoria-Geral do Estado para tratar das questões legais que envolvem o pleito”, relatou.

Para o pedetista, se hoje há redução nas estatísticas de crimes violentos no Ceará, isso se dá porque há um conjunto de atores envolvidos em diversas frentes, de forma planejada e articulada. “Isso só é possível porque dispomos de uma polícia equipada e que desde o governo de Cid Gomes tem o seu efetivo gradativamente dentro dos limites do Estado”.

Ele explicou que, desde 2007, pelo menos mil novos soldados ingressaram na Polícia Militar por ano, atingindo o número aproximado de nove mil os que foram formados nos governos de Cid Gomes e Camilo Santana. “No decorrer do processo, no entanto, ficou uma lacuna. A participação feminina na corporação. Atualmente, apenas poucos mais de 3% do efetivo da Polícia Militar são mulheres. Isso vem há mais de duas décadas, enquanto a escalada das mulheres criminosas ganha cada vez mais espaço”.

Ampliar as vagas no concurso, conforme Evandro Leitão, é uma alternativa possível porque, até o fim do ano deve haver promoções de um número “bastante relevante” de soldados a cabos. “Portanto, os postos serão desocupados nos quadros da PM, e, dessa forma, não haverá a necessidade da criação de novos cargos, especialmente para contemplar policiais femininas”.

Fechando seu discurso, Evandro Leitão antecipou que prepara projeto a ser apresentado na Assembleia, sugerindo a criação de um Batalhão Feminino. “O Ceará Pacífico tem a perspectiva de uma polícia humanizada e nada melhor do que a sensibilidade feminina para mediar situações de conflitos. Meu gabinete está fazendo um levantamento dos cargos necessários e do impacto financeiro para discutirmos essa possibilidade com o Executivo”, adiantou.

Em apartes, os deputados Roberto Mesquita (PSD) e Rachel Marques (PT) parabenizaram a liderança do governo pela iniciativa. “Agora esperamos que o governo de quem o senhor é líder aqui na Assembleia, possa ouvir seu discurso. Mas está de parabéns por se posicionar e falar em quebra de preconceitos”, disse Mesquita.

Rachel avaliou que cada vez mais as mulheres participam da vida pública, ocupando espaços e poderes. “Queremos participar porque temos a mesma capacidade dos homens e podemos desempenhar muito bem essas atividades. Principalmente em questões específicas como em casos de violência sexual ou doméstica, onde a mulher se sente constrangida em ser atendida por um homem quando vai a delegacia. Acredito que teremos uma polícia mais humanizada, mas igualmente capaz da atuar de maneira firma quando preciso”, disse a petista.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato