-->

Fim da usina: desemprego preocupa comércio de Quixadá



Quixadá. A notícia do fechamento da unidade de produção de biocombustíveis da Petrobras deste Município, distante cerca de 170 km de Fortaleza, já provoca tensão em funcionários e temor aos comerciantes da região. Pelo menos cerca de 120 trabalhadores terceirizados devem ser demitidos da unidade. O encerramento nas atividades deve acontecer por etapas, a partir do mês que vem, conforme informou a Petrobras em nota.

Desde o último final de semana, a usina já tem a sua rotina e trabalho alterada. Funcionários que pediram para não ser identificados, disseram que o clima é de desespero entre trabalhadores. Muitos deles estariam na unidade desde que ela foi aberta. "Teve gente que chegou a chorar depois que recebeu a notícia porque sabia que seria demitido", revelou a fonte.

Reuniões internas

Segundo a reportagem apurou, na última quinta (6) e sexta-feira (7), dirigentes da Petrobras do Rio de Janeiro chegaram em Quixadá e iniciaram uma sessão de reuniões internas. O comunicado veio na sexta. Muitos ficaram abatidos com a decisão. Uma das razões para o encerramento das operações seria a seca, que castiga o Ceará já há cinco anos seguidos e que nas cidades da região Central, como em Quixadá, agem ainda mais forte.

Em junho, em reportagem especial, o Diário do Nordeste mostrou que apesar do incentivo dado aos trabalhadores rurais quixadaenses no início das atividades da PBio, o total de matéria prima oriunda de canteiros da região para fabricação de biocombustível não corresponderia nem a 1% do que era necessário. O fenômeno teria prejudicado a produção de matéria prima por trabalhadores locais.

Profissionais

Aqueles que são funcionários da própria empresa devem ser realocados para outras unidades, conforme esclareceu a Petrobras. Já os terceirizados, que correspondem pela maioria dos funcionários, a expectativa é que eles sejam demitidos. Rogério Pordeus Freire, 39, conta que trabalha na unidade de Quixadá desde quando o local era apenas um terreno plano. Com mais de dez anos de trabalho, ele diz ter conseguido comprar até a própria casa graças ao salário que ganha. "A gente não sabe como vai sobreviver aqui porque emprego é escasso. Isso daqui garantia o sustento de muita gente", diz Rogério.

Visto como uma esperança para a comunidade local sobretudo pela quantidade de empregos diretos e indiretos que iria gerar, após oito anos de atividade o setor de biocombustíveis em Quixadá deu lugar à decepção. "Esse ramo deu emprego a muita gente. Com o fim dessa unidade aqui, com certeza nós vamos ficar desempregados", diz o motorista Ranilson Dantas da Costa, 34, natural do Rio Grande do Norte. "Não vai ter mais o que carregar, então tem gente que já começou a ser colocado pra fora", explica o motorista.

Economia local abalada

Com as demissões que esperam acontecer, a economia local também deve sair prejudicada, já que a chegada da unidade ajudou a fortalecer e a crescer o comércio. Em Juatama, os comerciantes já aguardam uma queda no faturamento. "Eu tenho um lava jato aqui em Juatama e a maioria dos carros que a gente lava é de gente daqui. Quando for embora, a gente tem que procurar fazer outra coisa porque, carro de funcionário não vai ter mais", explica Valdércio Benízio de Moura.

Procurada, a gerência da unidade em Quixadá não quis conversar com a reportagem. A Petrobras não esclareceu como deve acontecer o processo de encerramento das atividades. Questões como o que deve ser feito no lugar em seguida, não foram respondidas.
Fonte DN

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato