-->

Aluno de Quixeramobim é classificado para final da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa



Quixeramobim. O aluno Júlio César da Silva, 18 anos, da Escola Estadual de Educação Profissional, Dr. José Alves da Silveira, deste Município do Sertão Central, foi classificado para a final da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. A premiação aconteceu na última quinta-feira (27) em um hotel em São Paulo.

A classificação para a etapa final na categoria artigo de opinião, veio através do texto “Patrimônio histórico: a peça esquecida de um mosaico”. Júlio César foi um dos 38 alunos selecionados para a etapa final entre os 125 concorrentes a uma das vagas. Além dele, outros dois cearenses, um de Itarema e um e Orós, concorriam a fase final mas foram desclassificados.

O aluno se emocionou ao receber o resultado; texto foi escolhido entre 125 concorrentes do País
O aluno se emocionou ao receber o resultado; texto foi escolhido entre 125 concorrentes do País
Júlio César nasceu em Fortaleza mas desde os dois anos mora em Quixeramobim, no bairro Maravilha. Aluno desde sempre de escola pública e aficionado pela escrita, ele conta que o artigo demorou dois meses para ficar pronto e foi uma forma de lançar uma visão crítica sobre a questão da preservação do patrimônio histórico de sua cidade. “O patrimônio de minha cidade, a meu ver, está um pouco esquecido. Eu escolhi a peça esquecida de um mosaico para me referir que ela é realmente essa memória, esse patrimônio que está sendo esquecido”, explicou.

Cerca de 50 mil textos de todo o país foram inscritos para concorrer à Olimpíada. Ser classificado entre tantos é razão de orgulho para a professora Virgínia Domingos, orientadora de Júlio. “Estou muito feliz. Além do talento que ele sempre demonstrou, porque ele tem uma habilidade tem um senso critico muito desenvolvido e gosta muito de escrever e nesse gênero ele se saiu muito bem. Ele passou por alguns processos até que texto final fosse produzido com muita habilidade e segurança”, disse a educadora.

Como vencedor da semifinal, Júlio César trouxe pra casa uma medalha de prata, uma placa de homenagem à escola e ganhou um tablet e R$ 350 em dinheiro para gastar com livros. A final acontece no próximo dia 12 e 13 de dezembro em Brasília. Todas as despesas da viagem e da hospedagem são custeadas pelo Governo Federal. “Minha expectativa são as melhores possíveis mas eu vou com o pé no chão, vou sabendo que eu posso sair de lá com a medalha de ouro ou não”, declarou o finalista cearense.
Júlio César teve o texto selecionado entre 125 alunos na semifinal (Foto: arquivo pessoal)

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato