Neste mês de setembro, quem recebe o auxílio-doença ou é aposentado por invalidez está recebendo convocações se apresentar na previdência social e fazer reavaliação no INSS. A partir do momento em que recebe a convocação, a pessoa tem até 5 dias para marcar a perícia médica. Caso seja constatado que não preenche mais os requisitos, o benefício será cancelado.
No Ceará, a convocação vale pra 16 mil pessoas que recebem auxílios-doença, tem até 39 anos e mais de dois anos de benefício sem passar por exame pericial. A carta também vai para quase 29 mil aposentados por invalidez com menos de 60 anos de idade.
De acordo com o presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas do Ceará, Eduardo Lima, a medida visa diminuir as fraudes. "Existem pessoas também que estão recebendo com documentação de outra pessoa, de um falecido. Está acontecendo muito isso aí", explica.
Revisão
Quando a aposentada Francisca Paiva recebeu a notícia de que precisava de transplante de córnea, ficou assustada. Depois, o susto deu lugar à angústia - o transplante não deu certo. "Quando eu fiz o transplante de córnea, perdi a visão. O que eu enxergo é um vulto. Vulto não significa nada pra mim", conta.
Além de quase não ter mais a visão do olho transplantado, dona Francisca enfrenta outras dificuldades. Como não consegue trabalhar, por muito tempo o auxílio-doença foi a salvação. Mas recebeu o comunicado cancelando o benefício. “Nem trabalho, não tenho auxílio, e eu vivo só dentro de uma casa", lamenta.
Itens relacionados:
Ceará