-->

Morada Nova: Câmara discute ações emergenciais contra crise hídrica.

Morada Nova: Câmara discute ações emergenciais contra crise hídrica.

A crise hídrica existente em decorrência dos últimos cinco anos com invernos abaixo da média, a deficiência do abastecimento das comunidades rurais e a ingerência dos programas emergenciais de abastecimento de água proposto pelo Governo do estado, foram os principais temas abordados pelos vereadores de Morada Nova,  durante a segunda sessão ordinária da Câmara Municipal, na manhã da sexta-feira 12 de agosto, sob a presidência do vereador José Everardo Maia.
Convidado a fazer uso da tribuna, o vereador Jorge Brito afirmou que a população cobra uma solução para a situação que se agrava um pouco mais a cada dia, e que quase nada é feito para amenizar o problema que hoje maltrata milhares de pessoas na cidade.
O vereador também observou que assim como o governo é negligente no que se refere ao abastecimento da população, é igualmente negligente nas áreas de saúde, educação e segurança pública. Por fim, o edil cobrou da mesa diretora da Câmara que agendasse com o governador Camilo Santana, uma data para que fosse recebida uma comissão de vereadores de Morada Nova.
O vereador Cláudio Roberto Chaves da Silva (Cláudio Maroca) iniciou suas palavras reclamando da Adutora do Assentamento Amazonas, Cipó e outras comunidades, que está por ser concluída, faltando a construção de mais dois reservatórios elevados (caixas d’águas), onde possibilitará a chegada da água à centenas de pessoas que ainda sofrem com o desabastecimento. Para ele, a situação só não é pior porque as cisternas doadas pelo governo federal, acumularam água das chuvas caídas, que estão sendo usadas para beber e cozinhar. 
O vereador José Osimar Nogueira (Zé Cotó), frisou que o município de Morada Nova só não está em estado de calamidade graças a Adutora que o SAAE construiu, levando água do Castanhão para abastecer a sede e periferia do município. Depois de ser aparteado pelos colegas Everardo Maia, Marcos Viana e Jorge Brito, Zé observou que bebem água os corujas, caborés, corrupiões e canários, para dizer que não se pode fazer política com a sede do povo.
O vereador Hilmar Sérgio Pinto da Cunha, falou que o Comitê de Bacias dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú decidiram liberar uma onda de água do açude Orós o que aconteceu na quinta-feira 4 de agosto, e que a mesma terá duração de 10 dias. Essa ação busca elevar o lençol freático e abastecer dezenas de comunidades ribeirinhas do Vale do Jaguaribe. Segundo o vereador, as informações são de que a água existente no Orós é bem maior do que a contabilizada, e deve abastecer as comunidades no novo modelo emergencial de abastecimento até setembro de 2017.


Fonte: Tv Jaguar / Arnaldo Freitas

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato