-->

ONDA DE ASSALTOS ATERRORIZA POPULAÇÃO DE JAGUARUANA

Por: Manoel Martins do blog Jaguaruana verdade


Situada a cerca de 180 km da Capital Fortaleza, a cidade de Jaguaruana conta hoje com uma população de aproximadamente 33 mil habitantes. Conhecida popularmente com a Terra da rede e de um povo pacato e hospitaleiro, o município vive nos dias atuais uma aterrorização pela consequente onda de assaltos que se instalou na cidade, fazendo com que cidadãos mudem bruscamente seus atos rotineiros, como se deslocar da zona rural para cidade, sentar nas calçadas e muito mais.


E o filme se repete, os tristes fatos que vamos relatar aqui já foram em um passado recente, vividos pela população de Jaguaruana. Quem não se lembra da onda de violência que há pouco mais de três anos tomou conta da cidade. Assaltos e assassinatos faziam parte da rotina da população que recorria às autoridades do município, num verdadeiro pedido de socorro para que algo fosse feito. Nesse período, como costumeiramente se faz, muitas foram às alternativas que surgiram para se combater os crimes.

Recordo muito bem que uma Audiência Pública foi realizada com todas as autoridades de cidade. Representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, do Poder Executivo, Legislativo, Polícias Civil e Militar, Parte da Imprensa Local, CDL e População, se sentaram em uma mesa redonda, para que ações enérgicas contra essa onda de violência fossem tomadas e que consequentemente a Paz e a Tranquilidade da População voltasse a reinar.

Ideias surgiram me recordo muito bem que o então Vereador de Oposição, Naldo Quirino, hoje Presidente da Câmara, deu a ideia de se instalar câmeras de segurança na cidade, fato que algum tempo depois foi realizado Pelo Poder Executivo. Ações mais intensivas da Polícia Militar nas ruas fizeram com que os meliantes recuassem e os crimes diminuíssem. Outro fator que ajudou a redução foi à interação entre Ministério Público e Poder Judiciário que colocaram atrás das grades, suspeitos que foram comprovados que estavam praticando delitos.

Depois dessa onda violenta que o município de Jaguaruana viveu e de algumas ações que foram colocadas em práticas darem dados resultado positivos, Jaguaruana voltou a viver um clima de tranquilidade. Os assaltos foram reduzidos e muito, os assassinatos também. O povo ficou aparentemente mais tranquilo e sua rotina voltava aos poucos ao normal.

Infelizmente, como nessa vida tudo é passageiro, o filme do passado parece querer se repetir. O município de Jaguaruana, nos dias atuais, está convivendo com uma onda de assaltos em série. Se formos contar nos dedos, nos últimos dias, faltariam dedos nas mãos. Assaltos de todos os tipos, motos, celulares, agência dos correios e até mesmo a agência da casa lotérica, foram alvos nos últimos dias de assaltos e tentativas de assaltos e pasmem os senhores, não foram fatos isolados não, já são ações repetitivas.

O clima na cidade é tenso, cidadãos não podem mais se dirigir ao centro da cidade na noite que está correndo risco de serem assaltados e em sua grande maioria, até mesmo serem agredidos pelos bandidos. Na cidade, quase não se ver mais pessoas nas calçadas conversando, pois verdadeiros arrastões acontecem realizados por bandidos que tomam celulares, tabletes e o que as pessoas tenham em suas mãos. Jaguaruana, podemos dizer assim, hoje, está se tornando novamente, uma cidade fantasma quando a noite cai. Lamentável, pois esse mesmo filme, nós já vivemos há pouco tempo.

Finalizando, deixo aqui a certeza de que mais uma vez as autoridades que compõem esse município têm que sentarem novamente e traçar com maior brevidade possível, ações que possam trazer de novo a Paz e a Tranquilidade para Jaguaruana. Só espero, que dessa vez, o povo não seja mais uma vez penalizado por algumas ações que atinjam diretamente o direito de ir e vir do cidadão, como já aconteceu em épocas passadas. Quem não se lembra daquele período em que os moradores, além de correr o risco de ter seu transporte tomado de assaltos por meliantes, também corriam o risco de ter seu transporte tomado pelo Governo, por não ter condições em muitas vezes de ter o colocado em dias? Que isso não volte a se repetir, que as ações sejam enérgicas para penalizar que realmente está causando essas ações delituosas, mas que o cidadão seja visto sempre com o olhar de cidadão.




Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato