-->

Delação de Sérgio Machado derruba o terceiro ministro do governo Temer



Brasília. No dia seguinte à divulgação da delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, Henrique Eduardo Alves (PMDB) pediu demissão do Ministério do Turismo e se tornou o terceiro ministro a deixar o governo do presidente em exercício Michel Temer por causa das investigações da Operação Lava-Jato.

Nos 35 dias de gestão interina do peemedebista caíram também Romero Jucá (Planejamento) e Fabiano Silveira (Transparência). Os dois deixaram o governo em razão da divulgação dos áudios de Machado que mostravam a discussão sobre medidas para barrar a Lava-Jato.

Em relação a Alves, a saída aconteceu a pedido do próprio ministro e ocorreu mais em razão de denúncias que estão por vir do que a delação de Machado em si. Ele era um dos mais próximos auxiliares de Temer.

O ex-presidente da Transpetro disse ter pago ao peemedebista R$ 1,55 milhão em propinas através de doações feitas pela empreiteira Queiroz Galvão e pela Galvão Engenharia. Os repasses, segundo ele, foram feitos entre os anos de 2008 e 2014, quando Alves era deputado e chegou a ocupar a cadeira de presidente da Câmara. Ele nega as acusações.

Mas o receio do Planalto é quanto ao conteúdo das delações que ainda não vieram à público, como a do empreiteiro Marcelo Odebrecht, de Léo Pinheiro, da OAS, e a de Fábio Cleto, ex-vice-presidente da Caixa Econômica. A saída foi, nesse sentido, uma medida preventiva do governo, relataram auxiliares do presidente em exercício.

Ela foi acertada na noite de quarta, após Temer e Alves se reunirem no Palácio do Planalto por cerca de 20 minutos. Ali, avaliaram o impacto da situação do ministro para o governo e conversaram sobre a possibilidade de seu pedido de demissão.

Alves já era alvo de assessores de Temer, que recomendavam ao presidente interino a demissão como uma antecipação dos desgastes provocados pela Lava-Jato ao governo. Com a expectativa de novos problemas, Alves telefonou para Temer pouco antes das 16h e anunciou a saída, que foi recebida com alívio.

O ex-ministro é, por ora, alvo de dois pedidos de abertura de inquérito na Lava-Jato. Um deles, junto com o presidente afastado da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), com base em trocas de mensagens com o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro. Alves nega as acusações.

Carta de demissão

Até segunda ordem, quem fica no comando da pasta é o interino Alberto Alves. A Temer, o ex-ministro do Turismo agradeceu a "lealdade, amizade e compromisso de uma longa vida política e partidária" e disse que estará sempre ao lado dele. "Sabendo que sempre estaremos juntos nessa trincheira democrática em busca de uma nação melhor".

Na carta de demissão endereçada a Michel Temer, ele afirmou que deixou o cargo na Esplanada para não "criar constrangimentos ou qualquer dificuldade para o governo".

Henrique Eduardo Alves classificou a gestão interina de Michel Temer como de "salvação nacional". Segundo o agora ex-ministro, o PMDB foi "chamado para tirar o Brasil da crise".

O peemedebista disse estar seguro de que "todas as ilações" envolvendo o seu nome serão esclarecidas. "Confio nas nossas instituições e no nosso estado democrático de direito", disse.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato