-->

Chuvas ficam abaixo da média, e seca traz prejuízos



por Honório Barbosa do DN
Espiga de milho não se desenvolveu por falta de chuva: Foto de Honório Barbosa
Espiga de milho não se desenvolveu por falta de chuva: Foto de Honório Barbosa

O período da estação chuvosa chegou ao fim e deixou um quadro de destruição do plantio de milho, arroz e feijão no município de Iguatu. Os técnicos ainda não avaliaram o índice de frustração de safra, mas a julgar pelo relato dos agricultores a perda do plantio foi elevada. A cultura de milho foi a mais afetada. “As chuvas foram irregulares e muita coisa se perdeu no campo”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Evanilson Saraiva.
Quem fez o cultivo de sequeiro, aquele que depende exclusivamente das chuvas, foi o mais afetado. Em todos os distritos houve perda da safra de milho, arroz e feijão. No sítio Estrada, o milharal está seco, as sementes não se desenvolveram. “As chuvas foram irregulares”, disse o agricultor, Pedro Araújo.
Em muitas áreas houve duas perdas referentes ao primeiro plantio em janeiro e ao segundo em março.
De acordo com a Funceme, o município de Iguatu, em média, registrou déficit nos meses de fevereiro, abril e maio. Já nos meses de janeiro e março as chuvas ficaram acima da média para o período.
Observe:
Mês  –                   Média  histórica (mm)            Observado  (mm)      Desvio %
Janeiro –                  124.7                                             153.4                          23.1
Fevereiro –              144.7                                               28.2                        -80.5
Março –                    219.3                                             375.6                          71.3
Abril –                      206.2                                               74.0                        -64.1
Maio –                        91.8                                                47.2                       -48.6

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato