-->

80 mil pessoas sofrem com a crise hídrica no Cariri Oeste



Cerca de 80 mil famílias dos municípios de Campos Sales, Araripe e Salitre, no Cariri Oeste, enfrentam problemas ligados à escassez e abastecimento d´água. O problema é mais grave em Campos Sales, o principal reservatório do município, o Açude Poço da Pedra, que tem capacidade total para 52 milhões de metros cúbicos de água, se encontra atualmente apenas com 1,25% de sua capacidade, segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Os moradores reclamam da qualidade da água que chega nas torneiras. Para eles, a água é imprópria para o consumo e apresenta uma coloração e odor alterados. Segundo alguns moradores, a água não serve nem mesmo para o banho, pois tem causado coceira no corpo das pessoas. Apesar disso, populares e queixa de sucessivos aumentos na conta de água, gerando dupla insatisfação na comunidade.

O tema tem sido comumente discutido pela população e autoridades de Campos Sales, e adquiriu maior consistência com a realização de uma Audiência Pública, provocada pela Câmara Municipal, no auditório da Escola de Ensino Médio de Campos Sales (Grupinho), contando com a participação de cerca de 400 pessoas, dentre representantes da sociedade em geral, autoridades e representantes do Governo do Estado e instituições ligadas a questões de abastecimento d´água.

A audiência teve o intuito de provocar o debate e procurar discussões à cerca da problemática do abastecimento de água em Campos Sales, cobrando em caráter de urgência, providências por parte do Governo do Estado, na execução de diversas medidas, tendo como principal, a reativação de poços profundos localizados na Serra dos Carneiros, no município de Araripe. Estudos apontam que a localidade apresenta uma vazão em abundância que daria condições de ampliar e regularizar o abastecimento de água nos três municípios: Campos Sales, Salitre e Araripe. "Não tem mais como adiar a solução do problema. É preciso vontade política e ações imediatas", ressaltou o vereador autor do requerimento, José Jenilton Aquino Costa.

O prefeito Moésio Loiola relatou, durante a audiência, que voltou a conversar pessoalmente com o Governador Camilo Santana sobre a crise hídrica em Campos Sales. Segundo Moésio, Camilo tem se mostrado sensível ao problema e assumiu o compromisso de solucionar o problema em curto espaço de tempo.

Helder Cortez, assessor da presidência da Cagece, pontuou que a audiência foi importante para ouvir os reclames da sociedade. Cortez afirmou que o Estado está investindo em ações para solucionar o problema, como melhorias para captação de água do Açude Poço da Pedra, perfuração e reativação de poços com a instalação de nova bomba. De acordo com Cortez tais medidas garantirão, em tempo oportuno, a solução da crise hídrica que a população enfrenta.

Com a colaboração do jornalista Amaury Alencar

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato