-->

Protesto por atraso no salário de professores bloqueia CE-456 em Canindé


 por Direto da Redação do DN
protesto canindé 3
Alunos protestavam segurando faixas e cartazes; Ato deve seguir ela noite, segundo organizadores (Fotos: VC Repórter)




Canindé. Professores e pais de alunos da zona rural de Targinos, na zona rural deste município da região Central do Ceará, realizaram, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (17), um protesto pelo atraso do pagamento da categoria. O trecho da CE-456, que liga Canindé a Choró, foi interditado e o ato deve seguir pela noite.
Segundo o professor Joaquim Rodrigues, cerca de 100 pessoas estão concentradas no local. Eles levaram água e comida para poder ter condições de permanecer no local o maior tempo possível e evitar por fim ao protesto. Os membros do movimento cobram da Prefeitura de Canindé uma resposta pelo atraso do pagamento dos professores, que já não é realizado há seis meses. Por causa disso, as aulas no distrito estão suspensas há um mês e os alunos da zona rural de Targinos estão sem estudar.
protesto canindé 1
Segundo organizadores, cerca de 100 pessoas participam do ato
Os dois sentidos da pista foram bloqueados com pneus, galhos da vegetação seca e pedras. Vários veículos ficaram impedidos de seguir viagem. Nas imagens enviadas pela ferramenta VC Repórter, é possível ver uma ambulância impedida de seguir viagem devido a barreira montada na estrada. Joaquim disse que conversou com os professores do local. “Eles prometeram que ficariam até a noite ou até que alguma situação seja resolvida porque, você pode imaginar como é que não está um trabalhador que há seis meses não recebe salário”, falou.
Segundo o Procurador-Geral de Canindé, Daniel Gouveia, o impasse decorre de uma sentença, gerada em outubro de 2015, que impedia a contratação de novos funcionários a partir de janeiro deste ano. No entanto, vários professores saíram de licença e a prefeitura ainda encontrou um problema de defasagem para manter as escolas da localidade funcionando. “A solução foi contratar novos profissionais para não deixar de amparar aquela região”.
protesto canindé 2
Trecho da CE-456 foi fechado; veículos impediram de seguir viagem, inclusive, uma ambulância, conforme flagrante enviado pelo VC Repórter
O Procurador disse que o município entrou com um agravo de instrumento para tentar recorrer da decisão e conseguir fazer o pagamento dos professores. “Entramos com este pedido ainda na segunda-feira (16) e acreditamos que o mais breve possível vamos conseguir reverter essa situação”.
O prefeito do município, Celso Crisóstomo, estava em reunião, e não pode atender nossas ligações. Também tentamos falar com a secretária de educação da cidade, mas, até a publicação desta matéria, o telefone estava desligado e as ligações não foram atendidas.
_____

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato