-->

Pedido de vista do vereador Samuel adia votação do PL 092 na câmara de Quixeré.

O referido projeto trata da ampliação da carga horária 100 para 200 horas aulas dos professores da rede pública municipal.

A matéria divide opiniões entre os professores concursados e contratados pelo município, já que o benefício está direcionado apenas para os concursados. Na manhã de sexta-feira 20, depois de ampla discussão,  o Projeto de Lei 092 entrou em processo votação, mas foi impedido, depois do pedido de vistas da matéria, cuja solicitação foi apresentada pelo vereador Samuel Isidoro.
O presidente Fagner Brito chegou a entrar com requerimento para impedir que a votação fosse prorrogada, mas a maioria dos edis presentes optaram pela propositura do pedido de vistas do vereador Samuel Isidoro. A matéria segue em tramitação, devendo a mesma ser a apreciada pelos vereadores quixereenses durante as próximas reuniões.
  
A presente sessão contou  com a participação de representantes da categoria dos professores, do SINSEMQ, e da prefeitura municipal, que da tribuna explanaram sobre o projeto em tramitação.
A primeira a usar da palavra foi à professora Alzimara que expressou a sua preocupação com relação ao que está escrito na redação da matéria. A professora teme que a aprovação da matéria, da forma como está redigida possa não atender a toda categoria, de forma igualitária.
A professora Alzimara representa a classe dos professores contratados e defende a realização de concurso público para que todos possam participar igualitariamente.
O presidente do SINTSEMQ, professor Jurandir também utilizou o espaço da tribuna livre para esclarecer pontos mais complexos. De acordo com Jurandir, a cerca de quatro anos o sindicato e a categoria dos Professores estão reivindicando a realização de concurso público para abranger todas as categorias. Quanto a ampliação da carga horária dos professores, o presidente espera que a medida possa atender a demanda dos profissionais que a mais de dez anos sofrem com a questão das horas suplementares. Para ele, a aprovação do projeto tratará alívio para os profissionais.
Jurandir ressaltou que o SINSEQ está à disposição para ajudar a todo e qualquer servidor, mas isso, ele tem que entrar na lutar pelos seus direitos. Ele entende a dificuldade dos servidores contratados para se exporem nos momentos de luta, já o poder quer sempre ter o controle dos mesmos.
O procurador municipal Tiago Regis, de posse de documentos basilares salientou que de acordo com a lei que rege o projeto de plano de cargos e carreiras, para que o professor tenha direito a 100hs/a, se faz necessário que ele seja submetido a concurso público, diante disso, ele poderá ter direito a mais 100hs aulas.
Para o procurador, o projeto em questão engloba três categorias de profissionais pertencentes à mesma área de atuação profissional. Sendo que entre eles, existem os professores concursados que já são detentores de 100hs aulas, mas que defendem a incorporação de mais 100hs aulas. Os contratados, aonde uma parte já se manifestou que não tem interesse, mas a grande maioria defende a incorporação, além das pessoas que ainda estão de fora, mas que almejam a realização do concurso.







Tiago Regis reconhece a dificuldade que os vereadores municipais têm para aprovarem ou não o referido projeto haja vista a complexidade e a competência do mesmo. O procurador do município mencionou ainda que a administração municipal já elaborou um projeto apresentando as carências nos números de vagas para formatação de um projeto visando à elaboração de um novo concurso público, cuja cópia do documento já foi enviada á câmara municipal através do vereador-líder do prefeito Carlinhos de Pipiu, bem como para a promotora da época, no caso a Dra. Brenda. Entende Dr. Tiago que projeto do concurso deve contemplar todas as áreas, inclusive para a guarda municipal. Finalizou.

FONTE: Tv Jaguar / Nilo Leite

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato