-->

Estudante de Jaguaruana representa o Ceará na Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente


Ter a oportunidade de ouvir e ser ouvido é, para o jovem, um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento da cidadania e do pensamento crítico. Nessa perspectiva, estudantes da rede estadual cearense, organizados em uma delegação, foram a Brasília para participar da X Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada de 24 a 27 de abril passado. O evento é o principal encontro entre ativistas, representantes de entidades e outros colaboradores da luta pelos direitos humanos, especificamente na área da criança e adolescente.

Durante o congresso, são debatidas propostas trazidas de todos os estados, com o objetivo de avançar na criação e aprimoramento das diretrizes da política nacional de promoção, proteção e defesa dos direitos deste público. O tema da Conferência foi “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes - Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

Cláudia Silva Lima, de 15 anos, foi uma das que compuseram a representação do Ceará. A jovem é aluna da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Francisca Rocha Silva, no município de Jaguaruana. Para Cláudia, uma das principais vantagens do evento foi a possibilidade de conhecer a experiência de outros estados, no que diz respeito ao tema em questão.

"Existe mudança de realidade até de um município para outro. Quando a gente compara nosso estado com os demais, é bom, pois percebemos com mais clareza as falhas e qualidades que temos. Dei os parabéns ao meu diretor, pois vi que na nossa escola há preocupação com os alunos, em lhes dar voz, o que não ocorre em alguns lugares", enfatiza a jovem.

Novos conceitos


Além disso, aponta Cláudia, a Conferência possibilitou aos participantes a formação de uma nova perspectiva em relação à sociedade e aos grupos humanos nela inseridos. "Se eu tinha algum preconceito, já não tenho mais, com a diversidade que pude encontrar na Conferência. Participaram índios, quilombolas, ciganos e frequentadores de terreiros. Lá, percebi que somos todos iguais", revela a jovem. "Acredito que cada adolescente, quando chegar ao seu município, repassará a experiência. Vou servir de meio de comunicação aos jovens da minha cidade, dizendo para eles que têm voz e vez", considera.

Outro aspecto da Conferência observado pela jovem estudante de Jaguaruana foi a reflexão a respeito de suas próprias atitudes. "A cabeça ficou mais aberta. Não é por que minha escola tem muitos pontos positivos, que eu vou ficar parada. Penso no que pode ser melhorado. E eu, enquanto estudante, será que estou fazendo a minha parte? Tenho tido direitos garantidos, mas, será que estou cumprindo meus deveres?", conclui a adolescente.

Cidadania ativa

Pedro Lucas Juvino, também de 15 anos, foi mais um representante cearense na Conferência. O jovem cursa a 2ª série na EEEP Maria Violeta Arraes, no município de Crato. Na visão dele, um evento que faça com que o adolescente seja ouvido tem grande importância. "Vimos na conferência nacional uma oportunidade de ter o nosso posicionamento e a nossa opinião sobre política escutados. Isso é muito valoroso, sobretudo em meio à conjuntura política que o país vive", argumenta.

Pedro Lucas também representou o Ceará na XII Conferência Nacional dos Direitos Humanos, que foi realizada logo após o congresso focado na criança e no adolescente, entre os dias 27 e 29 de abril deste ano, em Brasília.

Delegação cearense na X Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente:

- Pedro Lucas Juvino (EEEP Maria Violeta Arraes - Crato-CE)
- José Edson Oliveira Lima Silva (EEEP Otília Correia Saraiva - Barbalha-CE)
- Isadora Karine de Oliveira (EEEP Otília Correia Saraiva - Barbalha-CE)
- Cláudia Silva Lima (EEEP Francisca Rocha Silva - Jaguaruana-CE)
- Typhanne Saskya Maia Vieira (EEEP José Ivanilton Nocrato - Guaiúba-CE)
- Matheus Conrado Cordeiro de Oliveira (EEEP José Ribeiro Damasceno - Trairi-CE)
- Kauan Edwin Alves Furtado (EEM Francisco Jaguaribe - Jaguaruana-CE)

  
Assessoria de Comunicação da Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br


Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato