-->

Ceará encara o Avaí fora de casa neste sábado

 por Vladimir Marques - Repórter do DN


Em dois jogos em casa, o Vovô obteve apenas um ponto dos seis possíveis ( FOTO: BRUNO GOMES )


Na terça-feira (31), contra o Goiás no Castelão, o Ceará parte para o seu terceiro jogo como mandante na Série B e ainda buscando a primeira vitória em casa. Até agora, o Alvinegro conquistou apenas 1 ponto de 6 possíveis, ao empatar com o Paysandu e perder para o Atlético/GO.
Se o Vovô quiser o acesso ao fim das 38 rodadas, a equipe precisará melhorar seu aproveitamento como mandante, como aponta o histórico.
Desde 2006, em 10 anos de Série B em pontos corridos, nos 40 acessos para a Série A, apenas seis obtiveram um aproveitamento equilibrado entre as vitórias como mandante e visitante (15%). Os outros 34 promovidos fizeram valer o fator casa para subir de divisão.
No geral, para se conseguir o acesso, o aproveitamento do mandante é de 13 vitórias (68%), enquanto dos visitantes é de 6 (31%), ou seja, o promovido consegue o dobro de vitórias em casa do que fora. Ou seja, vencer em casa é fundamental para o sucesso.
"Em casa, temos que ter uma margem melhor. Sabemos que ainda é o começo, mas os números é que dizem que ganhar em casa é fundamental para o acesso. Preocupa, sim, precisamos ter tranquilidade. Até porque sabemos também que podemos evoluir e fazer da nossa casa realmente a casa do Ceará", analisou o técnico Sérgio Soares.
Pelas contas, o Vovô, que ainda tem 17 jogos em casa para realizar, teria de vencer 13 para alcançar a média histórica.
Inversão
Até então na Série B, o Alvinegro somou mais pontos fora de casa do que como mandante. Nenhum clube até hoje conseguiu subir com a campanha 'invertida', mas seis deles ao menos equilibraram os aproveitamentos.
O Bahia, em 2010, e a Ponte Preta, em 2014, venceram 10 em casa e 9 fora, O Atlético/PR, em 2012, e o Botafogo (2015) conseguiram 11 em casa e 10 fora. Em 2013, Chapecoense (11 em casa e 9 fora) e Avaí, em 2014 fizeram a marca de 10 em casa e 8 fora.
O atacante Rafael Costa adverte que o Ceará precisa fazer valer o fator casa o quanto antes, seu quiser ficar no G4. "Conseguimos recuperar os pontos perdidos na estreia no jogo seguinte fora, mas nem sempre isso vai acontecer. Jogar fora é muito difícil. Temos que ganhar em casa. Se queremos subir, precisamos ganhar em casa logo. Isso faz diferença lá na frente".
SAIBA MAIS
Discrepância
O ano com maior diferença entre o número de vitórias como mandantes e o de visitantes entre os promovidos foi em 2006: naquele ano, a média de vitórias em casa foi de 14, enquanto fora foi de 4. O Náutico, 3º, venceu 16 em casa (84,2%) e apenas duas fora (10,5 %)
Lembrança
No ano em que o Vovô subiu para a Série A, em 2009, já em pontos corridos, a equipe oscilou da média histórica de vitórias em casa e fora, mas conseguiu exatamente as 19 de média para o acesso. Naquela campanha, o Alvinegro foi o 3º e venceu 12 como mandante (63,2 %) e 7 como visitante (36,8 %)
dsa

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato