-->

Índice de roubo e furto no Ceará cresce 9,5% no 1º trimestre

O Ceará registrou uma média de 373 ocorrências de roubos e furtos por dia no primeiro trimestre deste ano registrados. Conforme estatísticas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), foi contabilizado um total de 34.020 casos de furtos e crimes violentos contra o patrimônio (CVP), que incluem casos de roubos, excluindo latrocínio.



O número é 9,5% superior ao registrado em igual período do ano anterior, quando o estado  teve 31.604 casos. Apesar de elevado, o  índice tende a ser ainda maior, já que, conforme a SSPDS, a estatística só leva em consideração casos em que as vítimas registram boletins de ocorrência (B.Os) nas delegacias.

Segundo estatísticas da SSPDS, o mês de março foi o mais violento de 2016. No total, foram contabilizados 5.316 furtos e 6.799 roubos. É uma média de 390 ocorrências por dia no mês. Em fevereiro foram 5.977 furtos e 4.509 CVPs. Já em janeiro foram computados 4.916 furtos e 6.503 roubos.

 Clique AQUI e se atualize com as notícias em tempo real do Blog Jornal vale em destaque

Os dias que mais tiveram pessoas roubadas em março foram as terças-feiras, com mais de mil casos, que representou 17,9% das ocorrências. As quartas-feiras do mês foram os dias que mais tiveram furtos, com 900 registros.

carro_ronda_atende_asalto_copasat_em_fortaleza (1)

Capital lidera ranking
Fortaleza é o território que mais registrou roubos e furtos no Ceará, neste primeiro trimestre. Entre os meses de janeiro, fevereiro e março foram 7.456 casos. A Área de Segurança Integrada (AIS) 1, que compõem bairros como Jardim Guanabara, Barra do Ceará, Carlito Pamplona, Parquelândia, entre outros, liderou o índice, com 2.091 ocorrências no primeiro trimestre do ano.
Já no interior do estado, a AIS 11, que engloba municípios como Juazeiro do Norte, Crato,Barbalha, entre outros, foi a área que teve mais roubos e furtos, com um total de 1.021 registros.

Em nota, a SSPDS reconheceu que os números de roubos e furtos são altos e tendem a aumentar, já que a população está sendo incentivada a registrar boletins de ocorrência (B.Os), para que a subnotificação desses tipos de crimes diminua. Entre os esforços feitos está a implantação de totens de autoatendimento para o registro de B.Os.

A pasta informou que consolidação dos dados reais é importante para que o policiamento seja direcionado de forma correta para áreas e horários em que os crimes acontecem com maior frequência. Ainda de acordo com a SSDPS, as Polícias Civil e Militar vêm desenvolvendo esforços em conjunto para combater os crimes contra o patrimônio no Ceará.

Armas e drogas
Conforme números da SSPDS, a Polícia apreendeu 1.493 armas de fogo no primeiro trimestre deste ano no Ceará. O número de apreensões foi menor que o computado em igual período do ano passado, quando foram apreendidas 1.672 armas.

A quantidade de droga apreendida nos três primeiros meses do ano também foi menor que a registrada em 2015. No primeiro trimestre deste ano foram apreendidos 806 kg de entorpecentes, sendo 716 kg de maconha, 63 kg de cocaína e 27 kg de crack. Em igual período de 2015 foram 1.077 kg de maconha, 91 kg de cocaína e 32 kg de crack, totalizando 1.200 kg de entorpecentes.FONTE : poranganarede

 carro_ronda_atende_asalto_copasat_em_fortaleza (1)

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato