-->

Ibope: Pesquisa aponta que 62% dos brasileiros querem novas eleições presidenciais

Clique para Ampliar



Pesquisa Ibope publicada neste domingo, 24/04, pelo colunista Lauro Jardim, do Jornal O Globo, mostra a posição dos brasileiros sobre o futuro do país com o impeachment da Presidente Dilma, que deverá ser aprovado por ampla maioria no Senado, na primeira quinzena de maio.
A consulta mostra que apenas 8% dos entrevistados consideram que Temer é a melhor forma de tirar o país da crise política.
Já uma esmagadora maioria, 62%, acha que a solução ideal seria Dilma e Temer saírem do Governo e ocorrerem novas eleições.(Na faixa etária entre 16 a 24 anos, esse percentual sobe a 70%).
Entre os entrevistados, 25% os que avaliam que Dilma deveria continuar no comando do país, porque acham que ela faz uma boa gestão ou poderia articular um novo pacto entre governo e oposição.
A pesquisa foi feita entre os dias 14 e 18 de abril em 142 municípios do país e ouviu 2002 eleitores.
Novas eleições: Projeto do Dep. Domingos Neto já tramita na Câmara Federal
O Deputado Federal Domingos Neto protocolou no último dia 07 de abril, o Projeto de Decreto Legislativo Nº 342/2016(ver abaixo), que dispõe sobre a convocação de plebiscito, para realização de nova eleição para o cargo de chefe do Poder Executivo Federal, nos termos do art. 49, XV da Constituição Federal.
Para Domingos Neto, o povo é quem deve dar a palavra final sobre a crise política e econômica que o pais está vivendo e não os deputados. “Não podemos concordar com uma eleição indireta para Presidente da República. A população é soberana em um regime democrático”, afirmou.
Tramitação
O Projeto já começou a tramitar e está na Mesa do Presidente da Câmara aguardando despacho.
O autor da proposta afirmou que mais de 200 parlamentares apoiam a realização do plebiscito. Se for aprovada, a consulta popular poderia ser realizada num período de 90 dias e a eleição presidencial acontecer em outubro, junto com as eleições para prefeito e veredor.
Veja o Projeto
PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº, de 2016. (Do Sr. Domingos Neto)
Dispõe sobre a convocação de plebiscito, para realização de nova eleição para o cargo de chefe do Poder Executivo Federal, nos termos do art. 49, XV da Constituição Federal.
O Congresso Nacional decreta:
Art. 1º Fica convocado plebiscito, nos termos do artigo 49, XV, da Constituição Federal e do art. 2º, § 1º da Lei nº 9.709, de 18 de novembro de 1998, a ser realizado em data fixada pela Justiça Eleitoral, com a finalidade de consultar o eleitorado sobre a realização de nova eleição para o cargo de chefe do Poder Executivo Federal.
Art. 2º O plebiscito deverá ser realizado em até 90 dias da data de promulgação deste Decreto Legislativo.
Art. 3º Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.
JUSTIFICAÇÃO
Atualmente o Brasil passa por uma crise político institucional sem precedentes desde a redemocratização, fruto de sucessivos escândalos de corrupção envolvendo agentes públicos, com lastimável aparelhamento da máquina estatal.
Diversos processos judiciais tramitam nos tribunais superiores (TSE e STF), questionando gastos de campanha e atos administrativos de agentes públicos e parlamentares, envolvendo os mais altos escalões do Estado.
Nas ruas, a população tem se levantado em protestos reiterados, reclamando a responsabilização daqueles que aviltam os cargos e mandatos nos quais foram investidos, sobre a acusação de conluio para locupletamento de recursos oriundos dos cofres públicos, ou seja, toda sorte de malversação, irresponsabilidade e desvios de finalidade na condução de políticas públicas e na gestão administrativo fiscal da coisa pública.
Alardeia a imprensa nacional e internacional, a toda hora, apontando riscos de ruptura do processo democrático, perda irremediável, a curto prazo, da estabilidade fiscal e econômica, com acentuada queda nos indicadores de emprego e renda, além de uma inflação galopante, desenhando um arquétipo de verdadeira dominância fiscal.
Nesse contexto, a história política moderna e contemporânea corrobora que não há sociedade sem direito, e que o poder legítimo emana daqueles que o delegam democraticamente aos seus representantes, eleitos pelo voto direto.
O Brasil amarga indesejável degradação de relacionamento entre os poderes Executivo e Legislativo, fato que tem demandado uma atuação cada vez mais constante e reiterada da nossa Suprema Corte, resultando em um verdadeiro festival de condenações de homens públicos, sejam jacobinos ou girondinos: um espetáculo deplorável e indesejável aos olhos do povo e da comunidade internacional.
Em conformidade com a Lei nº 9.709, de 18 de novembro de 1998, realizase consulta ao povo para que delibere sobre a matéria, garantindo maior legitimidade a decisão que venha a ser adotada pelo Poder Legislativo para alteração das legislações pertinentes.
Por todo o exposto, tendo em vista o quão grande é a necessidade de reposicionar o país nos trilhos da recuperação de credibilidade das instituições democráticas, sob risco de ruptura grave e sistêmica do modelo republicano, contamos com o apoio dos nobres pares para aprovação do presente projeto.
Sala das Sessões, de 2016.
Deputado DOMINGOS NETO
PSD/CE
Clique Aqui e acompanhe a tramitação do Projeto
Sites: Jornal O Globo/Blog do Wilrismar

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato