-->

Justiça suspende exame toxicológico para tirar ou renovar a CNH




Suspensão do exame foi feita por meio de liminar pela Justiça Federal do Ceará a pedido do Detran.

Até o começo da próxima semana, o sistema eletrônico do Detran deve liberar condutores da exigência do exame toxicológico para tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E. Essa semana a Justiça Federal no Ceará suspendeu a exigência do exame em caráter de liminar, depois do pedido do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Segundo o diretor de habilitação do órgão, Breno Leite, falta ainda o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ser notificado, já que é responsável por permitir a autorização no sistema eletrônico. “Como a semana foi mais curta para a Justiça Federal, os trabalhos encerraram na quarta-feira (23), então por isso o atraso nas intimação. Mas a expectativa é que, no máximo na terça-feira (29) alguém já tenha sido intimado”.
  
O exame era obrigatório desde o começo do mês por exigência de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Cotran). Por se tratar de liminar, a suspensão pode ser revertida. Breno Leite explica que a ação judicial decorre da inviabilidade de atender a demanda no estado, já que são poucas as unidades laboratoriais que realizam o exame. “A última atualização dos postos de coleta, dos 184 municípios do Ceará, apenas 13 dispõe de postos de coleta. Então era uma situação que não viabilizava a execução do serviço de renovação da carteira”.
Mesmo com a liminar, o motorista Paulo Roberto se sente prejudicado. Ele pagou R$ 308 pelo exame e teve que antecipar as férias já que o resultado do exame atrasou. “Já fiz o exame, por sinal caríssimo, a vista sem nenhuma forma de ajudar um pai de família. Tive que pedir o dinheiro emprestado na empresa e me sinto muito prejudicado. Hoje é o último dia que poderei exercer a função de motorista, minha carteira a partir de amanhã estará suspensa e vou ter que entrar em férias forçadas por conta disso”.
Os exames chegam a custar até R$ 450 e têm o prazo de 20 dias para ficarem prontos. Departamentos Estaduais de Trânsito de outros estados também ajuizaram ações. Em São Paulo, Goiás e Roraima a obrigatoriedade do exame já foi suspensa.



FONTE:Tribuna do Ceará

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Tenha em mente que os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato