-->

Previsão de pouca chuva no Carnaval

Contrariando os prognósticos, agricultores do Interior do Ceará vão aproveitar o feriado para plantar

por Honório Barbosa - Colaborador

A maioria dos agricultores, pequenos produtores rurais do Sertão Central do Estado do Ceará pretende passar o Carnaval plantando milho, feijão, sorgo e até mamona

Iguatu. Durante o Carnaval, o sol deve predominar na maior parte do Ceará para alegria dos foliões. O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que atua no Estado desde a semana passada perdeu intensidade, o que explica a tendência de chuvas isoladas nas regiões litorânea e serranas de Baturité e da Ibiapaba. A previsão é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgada nesta sexta-feira (5).

De acordo com as projeções da Funceme, entre hoje, sábado, e a terça-feira (9), haverá predomínio de sol com poucas nuvens na maior parte do Estado. Para a faixa litorânea e regiões serranas de Baturité e da Ibiapaba, a previsão aponta nebulosidade variável, com eventos de chuva isolada. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.

Queda na intensidade

A Funceme registrou, ontem, chuva de baixa intensidade em apenas sete municípios. Nos últimos três dias, ocorreu redução na quantidade de cidades banhadas pela chuvas e no índice de pluviometria. O meteorologista da Funceme, Leandro Valente, explicou que houve o deslocamento do VCAN, que favorecia a ocorrência de chuvas no Estado. "É um sistema de mudança rápida e outro já está em formação, daí a necessidade de se acompanhar diariamente a previsão do tempo", explicou.

Se o centro do VCAN estiver sobre o Estado não favorece a ocorrência de precipitações. "As chuvas são verificadas nas bordas do Vórtice", disse Valente. O principal sistema causador de precipitações durante a quadra chuvosa (fevereiro a maio) é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que ainda permanece afastada.

De acordo com a Funceme, ontem foram registradas chuvas em Quixadá, Quixeramobim, Maracanaú, Caucaia e São Gonçalo do Amarante, sendo a maior de apenas 3 mm. Os dados demonstram a baixa intensidade das precipitações.

Plantio no período

A terra está molhada e o roçado arado. É hora de plantar. O tempo continua nublado, a chuva caindo em algumas regiões e, apesar do pessimismo meteorológico para a quadra chuvosa, a maioria dos agricultores, pequenos produtores rurais do Sertão Central pretende passar o Carnaval plantando milho, feijão, sorgo e até mamona. As sementes selecionadas do programa Hora de Plantar já foram distribuídas na maior parte dos municípios da região.

Conforme o gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), no Sertão Central, Francisco Albany Rolim, a agilidade na distribuição das sementes fornecidas pelo governo do Estado para os pequenos produtores rurais está ocorrendo graças à antecipação do atendimento e a logística implantada nos escritórios da Empresa. Apesar do reduzido número de funcionários e técnicos, todos estão se esforçando para fazer uma distribuição rápida.

No caso de Quixeramobim, onde está concentrado o maior número de produtores beneficiados com o programa, 2.960, a entrega das sacas de 20Kg de milho, 10Kg de feijão e 10 ou 20Kg de sorgo (dependendo do tamanho do rebanho) foi realizada em oito dias. As últimas sementes foram distribuídas na quinta-feira (4).

Mais informações:

Funceme
Telefone: (85) 3101-1088
Ematerce
Telefone: (85) 3101-2416

Diário do Nordeste

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato