Mesmo diante das evidências que em Limoeiro iria chover granizo, divulgadas pela FUNCEME, o fenômeno não se concretizou
Conforme previsão, a possibilidade de chover granizo em Limoeiro do Norte e outras cidades da região na tarde de segunda-feira (01), não foi verificado, mesmo tendo apresentado características de tempo muito instável em grande parte dos municípios da metade leste do Ceará e em quase todo o estado do Rio Grande do Norte.
O Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN), estava bem estruturado e com núcleo sobre o continente, alimentando a banda de nuvens ao seu redor e junto com pulsos de umidade em baixos níveis trazidos pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) formando uma Linha de Cumulonimbus.
A varredura feita pelo radar meteorológico operado pela Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) mostrou às 17h30min (Brasília-verão), inúmeras células com alta refletividade espalhadas entre as regiões de Alto Santo, Ibaretama, Limoeiro do Norte, Morada Nova e Quixadá, no Ceará e Alexandria, Apodi e Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Uma célula de temporal, com potencial para granizo, foi observada com deslocamento de Jaguaribe para Solonópole, no território cearense.
(Crédito da imagem: Reprodução/Funceme)
Itens relacionados:
Vale do Jaguaribe