-->

Estátua em bronze de Padre Cícero sofre com o abandono do poder público


A pintura aplicada no bonze está descascando (Foto: Cícero Valério/Agência Miséria)
Estátua em bronze de Padre Cícero está abandonada. Foi com essa denúncia que a produção do Site Miséria resolveu fazer uma matéria mostrando o descaso do poder público com a homenagem feita ao Patriarca de Juazeiro do Norte.

A estátua idealizada pelo povo juazeirense para homenagear os 80 anos do Padre Cícero foi inaugurada em 24 de março de 1924 com a presença de um destacamento da Escola de Aprendizes Marinheiros.

"Quando o Padre Cícero completou 80 anos, ele serviu de modelo para a estátua de bronze. Seguindo as orientações de Floro Bartolomeu, o escultor Laurindo Ramos fez uma imagem que procurava ser a mais realista possível, com grande riqueza de detalhes. O rosto, as mãos, o caimento da batina, foram esculpidos de modo a reproduzir, com perfeição os traços físicos do padre.", como consta em trecho de um artigo do historiador Francisco Régis Lopes Ramos.

Ao longo dos anos a falta de manutenção com a obra de arte, e de todo o seu entorno, tem feito com que a estátua tenha aspecto de abandono. Apesar de ter uma Lei decretando patrimônio cultural e material do povo juazeirense a Praça Padre Cícero Romão Batista e todo o seu complexo, o que se pode ver é uma praça em ruínas.

A Coluna da Hora, que ostentava um relógio de torre, fabricado pelo mestre Pelúsio Correia de Macedo, que marcava até as fases da lua, hoje não informa nem as horas. A estátua foi pintada e aparenta ser construída apenas por cimento, isto por conta da falta de zelo e respeito pela representatividade do monumento.
Descaso com o patrimônio de Juazeiro do Norte (Foto: Cícero Valério/Agência Miséria)


Desde o início desta semana, dia 1º, a produção do Site Miséria tentou contato com as secretarias de Cultura e Romaria, Meio Ambiente e Serviços Públicos e de Infraestrutura, mas até o fechamento da matéria os números telefônicos passados por servidores das pastas não foram atendidos.
FONTE SITE MISERIA

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato