Granja. As chuvas registradas entre 7h de quinta-feira e 7h de ontem, provocadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fenômeno típico da quadra chuvosa, que ocorre entre fevereiro e maio, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), caíram em 96 municípios do Ceará, concentrando os maiores volumes em Fortaleza (93.6mm), Acaraú (81.3 mm) e Uruoca (70 mm).
A previsão da Funceme para hoje é de nebulosidade variável ao longo do dia, com chuvas isoladas em todas as regiões cearenses. Para amanhã (21), é de nebulosidade variável, com eventos de chuva na região Jaguaribana. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.
De acordo com Raul Fritz, meteorologista da Funceme, "no mês de janeiro, período chamado de pré-estação chuvosa, o Estado chegou ao dobro do que é considerado como média histórica do mês, com o acumulado maior dos últimos quatro anos. Mas, em fevereiro, esse volume teve significativa redução.
Ainda segundo o meteorologista, a redução de chuvas ocorre devido à intensidade do El Niño e aos baixos níveis de variação da temperatura do Oceano Atlântico. A forma como o oceano tem se apresentado, em termos de temperatura, indica essa tendência de chuva abaixo do acumulado da média na estação chuvosa. "O oceano mais quente, abaixo da linha do Equador, influencia para que ocorra mais chuvas. Mas a maior influência desses fenômenos deve ser a partir de março", explica.
Alagamentos
O quarto município no ranking das maiores dez precipitações (56mm) foi Granja, no Norte do Estado, que recebeu forte chuva com rajadas de vento, que invadiu casas e formou pontos de alagamento à noite e madrugada adentro. A Avenida Virgílio Távora, conhecida como Avenida do Canal, que corta a cidade, ficou parcialmente alagada, por cerca de 100 metros.
"A última chuva nos trouxe muitos problemas de alagamento nesse trecho da avenida principal de Granja. Também houve relatos de casas invadidas pela água por causa do forte vento. Esperamos chuvas para os próximos dias, mas com expectativa que sejam mais para os lados do Açude Gangorra, que abastece a cidade, e continua com apenas 22,95% de volume máximo", declarou o sub-secretário de infraestrutura do Município, Arnóbio Belchior.
Prognósticos
De acordo com a Funceme, o prognóstico lançado em janeiro, apontando maior probabilidade de chuvas na categoria abaixo da média até abril, em todo o Estado, deve se manter.
Na próxima terça-feira (23), a instituição divulgará o prognóstico para os próximos meses de março, abril e maio, durante a reunião semanal do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense (Agropacto), às 7h, no auditório da Superintendência do Banco do Brasil (Avenida Desembargador Moreira, 1199 - Meireles - Fortaleza).
Situação dos açudes
Apesar de as chuvas apontarem números significativos de volume acima da marca histórica, no mês de janeiro, não houve ainda aporte importante nos reservatórios. Apenas o açude de Caldeirões (Alto Jaguaribe), no município de Saboeiro, está sangrando, e somente dois reservatórios estão com volume acima de 90%: o Trici, em Tauá; e o Açude Colina, em Quiterianópolis. No total, 130 açudes seguem com volumes inferiores a 30% de sua capacidade.
Itens relacionados:
Ceará