Os moradores de Fortaleza e de alguns municípios da Região Metropolitana foram surpreendidos por uma forte precipitação ocorrida entre o meio-dia e as 16h de ontem. Além da Capital, a chuva de 45,4 mm foi registrada ainda em Caucaia, Pacatuba, Maranguape e Maracanaú.
O evento causou, mais uma vez, diversos transtornos em vários pontos de Fortaleza. Os alagamentos foram notados em algumas das principais vias, impossibilitando o tráfego regular dos pedestres e motoristas.
O cruzamento entre as avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira, no Dionísio Torres, foi totalmente tomado pelas águas. O mesmo aconteceu na Rua Nogueira Acioli, próximo à Avenida Monsenhor Tabosa, no Centro, onde motoristas tiveram dificuldades para conduzir seus veículos. Em trechos do Centro, como na avenida Heráclito Graça, o nível da água subiu. Em um ponto próximo da Rua J. Da Penha, um carro chegou a ficar parcialmente submerso.
A Avenida Augusto dos Anjos, no Jóquei Clube, também registrou forte alagamento. Em Messejana, na Rua Coletor Antônio Gadelha, uma árvore caiu. Na Avenida 13 de Maio aconteceram muitos problemas.
Desvio
A precipitação afetou também o tráfego aéreo. Por conta da chuva, o voo 1912 da Gol, que deveria chegar à capital cearense às 13h12, precisou realizar o pouso em Teresina, no Piauí. O avião saiu de Brasília, fez escala em São Luiz e vinha para Fortaleza, de onde seguiria para Recife. O voo para a capital pernambucana acabou sendo atrasada em duas horas, partindo por volta das 16h10, quando estava previsto para as 14h03.
Em vários trechos da Avenida 13 de Maio foram registrados congestionamentos por causa das chuvas. Os motoristas tiveram que diminuir a velocidade
Fenômeno
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) explicou que as precipitações registradas nesta quinta-feira em Fortaleza foram trazidas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e devem persistir, pelo menos, até amanhã.
Ainda conforme os registros de chuva, a Funceme reafirma que o prognóstico para este ano permanece com precipitações abaixo da média necessária para reabastecer os reservatórios cearenses. Na próxima terça-feira, dia 23, as estimativas do órgão para os meses de março, abril e maio serão apresentadas durante a reunião semanal do Pacto de Cooperação Agropecuária Cearense (Agropacto).
A intensidade da precipitação derrubou algumas árvores pela cidade, como essa que caiu na Rua Coletor Antônio Gadelha, em Messejana, causando medo aos moradores
Itens relacionados:
Ceará