-->

Benção dos Chapéus marca Romaria das Candeias em Juazeiro do Norte


O evento foi criado pelo Padre Cícero há mais de 100 anos. (Foto: Cícero Valério/Agência Miséria)
Ao meio-dia desta terça-feira (2), na Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, aconteceu a Benção dos Chapéus da Romaria das Candeias na missa de despedida dos romeiros. O evento marca o fim do ciclo de romarias em Juazeiro do Norte.

A Romaria das Candeias, também conhecida como a festa da luz, foi criada pelo Padre Cícero, há mais de cem anos. Naquela época os fiéis utilizavam candeeiros durante a procissão. No dia de Nossa Senhora das Candeias, comemorado nesta terça-feira, relembra-se a apresentação do menino Jesus no templo.

Logo no início do dia uma extensa programação começou às cinco horas da manhã, com o ofício de Nossa Senhora, na Basílica das Dores. Na parte da tarde, toda a programação se volta para a Capela do Socorro, onde acontecem missas às 15h30 e às 17h. Após as missas, bênção das velas e em seguida o início da procissão de Nossa Senhora das Candeias.

Neste ano a Romaria de Candeias conta com a presença do cardeal e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta. Esta é a primeira visita de um cardeal à Juazeiro do Norte depois da reconciliação da Igreja Católica com o Padre Cícero, como observou o pároco Aureliano Gondim. 
Cardeal Dom Orani Tempesta preside a Romaria das Candeias. (Foto: Cícero Valério/Agência Miséria)

“Ele é cardeal há pouco tempo, nomeado pelo papa Francisco. É o primeiro cardeal que vem à Juazeiro após a reconciliação do Padre Cícero com a igreja católica. O acolhimento do Dom Orani só confirma essa reaproximação da hierarquia da igreja com a memória do Padre Cícero”, comemorou.

O cardeal disse, em entrevista ao Site Miséria, que já tinha visitado o Juazeiro do Norte, mas apenas de passagem e que esta vez era diferente. “Hoje venho a Juazeiro para participar da Romaria das Candeias e poder presidir a romaria é uma alegria muito grande. Eu creio que a devoção deste povo é um belo poder da oração, do exemplo de vida de gente que é sedenta de fé e que está comprometida em viver como cristão”, disse.
Benção dos Chapéus marca Romaria das Candeias. (Foto: Cícero Valério/Agência Miséria)

Aproximadamente 200 mil fieis participam da romaria que tem encerramento com a procissão, no final da tarde desta terça-feira, saindo da Capela do Socorro e indo até a Basílica Santuário.Fonte site miseria

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato