-->

Queimada irregular de lixo provoca risco à Ponte Metálica em Quixeramobim


Quixeramobim
Um dos pontos turísticos que liga o Centro de Quixeramobim aos bairros Depósito e Maravilha correu o risco de ser incendiado neste fim de semana. O sinistro ocorreu no início da tarde deste sábado, 30. As labaredas provocadas pelo fogo em um lixo acumulado junto a um dos pilares começaram a atingir o piso de madeira da passarela com mais de 200 metros de extensão. A fumaça chegou a atingir a passarela de madeira.
Quixeramobim - Incêndio ponte metálica 1
Quixeramobim - Incêndio ponte metálica 2Segundo informações de populares, alguns moradores da vizinhança perceberam o risco do incêndio e com baldes de água apagaram o fogo. Um equipe do Corpo de Bombeiros, que tem uma unidade na cidade foi ao local. Não havia mais riscos. Entretanto, o susto foi grande. “O fogo podia se alastrar e consumir todo o assoalho da ponte”, comentou a dona de casa Maria Lúcia Moreira.
Patrimônio Histórico
Estrutura metálica férrea tem mais de 100 anos
A Ponte Metálica de Quixeramobim, inaugurada em 5 de fevereiro de 1899, foi construída para passagem da Estrada de Ferro de Baturité sobre o rio Quixeramobim, seguindo em direção a região sul do Ceará, o Cariri. Formada por cinco vãos de aproximadamente 52,4 metros cada, sobre pilaretes de blocos de pedra, a estrutura tem quase 210 metros de comprimento.
De acordo com o historiador Marcos Caetano, sua estrutura de ferro fundido foi trazida de navio da Bélgica, país baixo do continente europeu até a capital cearense, Fortaleza, e de lá foi transportada até Quixeramobim, para ser montada sobre o rio que corta a cidade. Durante aproximadamente um século foi utilizada para passagem de trens de passageiros e cargueiros, mas em razão da mudança de percurso da linha férrea, que iria passar por fora do perímetro urbano de Quixeramobim.
Quixeramobim - Ponte metálica 2Quixeramobim - Ponte metálica
 Fonte Diário do Nordeste 


Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato