-->

Ceará registra redução de 9,5% nos homicídios no ano de 2015

por Levi de Freitas - Repórter

Os números foram apresentados, ontem, na sede da SSPDS, em reunião do governador e da vice-governadora com a cúpula dos órgãos ligados à Secretaria de Segurança e os comandantes das Áreas Integradas ( Foto: Fabiane de Paula )
Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que englobam homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, fizeram 4.019 vítimas durante o ano de 2015 em todo o Estado do Ceará. O número, apesar de alto, é 9,5% inferior ao que foi contabilizado ao fim de 2014, quando 4.439 pessoas morreram. Conforme o governo, esta foi a primeira vez nos últimos 17 anos em que houve redução dos homicídios no Ceará.
A diminuição representa quase o dobro da meta do Programa Nacional de Redução de Homicídios (PNRH), que é de 5%. O próprio Estado mantém como meta 6% de redução, o que também foi alcançado.

Os dados foram divulgados pelo governador Camilo Santana no começo da tarde de ontem, na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), após a reunião mensal entre o gestor e os comandantes das Áreas Integradas de Segurança (AIS) em que o Ceará está dividido.
Territórios
Conforme os dados apresentados pela Secretaria da Segurança, Fortaleza foi o território do Estado que apresentou a maior redução de CVLIs no ano passado. Foram 17% menos vítimas em 2015 do que em 2014. Mesmo assim, a Capital registrou 1.651 assassinatos no último ano, ante 1.989 ocorridos no ano anterior.
Em seguida, a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) apresentou diminuição de 10,3% nos homicídios, latrocínios e lesões corporais graves. Conforme os dados, foram 771 mortes, contra 860 contabilizadas um ano antes.
Na sequência, de acordo com os dados, o Interior Norte somou 665 vítimas, diminuindo apenas 2,3% em comparação com as 681 do ano de 2014. A única região do Estado que apresentou aumento no número de homicídios no ano foi o Interior Sul, que saltou de 909 vítimas em 2014 para 931 em 2015, o que representou um aumento de 2,4% nos Crimes Violentos Letais Intencionais, segundo os números oficiais informados, ontem, pela SSPDS.
1
Mensal
O último mês do ano passado terminou com redução de 5,5% nas mortes por crimes violentos no Estado do Ceará. Foram 359 casos registrados pela Secretaria da Segurança, 21 a menos que as 380 mortes que foram contabilizadas pela Pasta durante igual período de 2014.
Em dezembro, Fortaleza também apresentou a maior redução na quantidade de mortes por CVLI. Foram 15,9% menos assassinatos no período, saindo de 145 registros no último mês de 2014 para 122 em 2015. A seguir, o Interior Norte contabilizou 10,8% menos morte, ao sair de 65 vítimas em 2014 para 58 casos registrados nos últimos 30 dias do ano passado.
Já a Região Metropolitana e o Interior Sul registraram aumento na quantidade de homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. A primeira cresceu 4,2%. Foram 71 mortes em 2014 e 74 em dezembro de 2015. Já o segundo território somou 105 vítimas, ante 99 em igual período de 2014, um aumento de 6,1% nas vítimas.
O governador Camilo Santana destacou que, apesar da redução, não há motivo para comemorar ou diminuir o ritmo das ações, tendo em vista a quantidade ainda grande de vítimas da violência no Estado.
"Como diz o nosso secretário de Segurança, Delci Teixeira, 'não temos tempo nem para comemorar nem para lamentar'. A questão da Segurança Pública tem que ser monitorada 24 horas, com olhar atento, estratégico, pois temos limitações no Estado. O ano de 2015 foi positivo pelo resultado da redução de homicídios depois de 17 anos. Gosto de frisar isso, pois conseguimos atingir redução de 9,5% no Estado e 17% em Fortaleza, responsável por 80% na redução dos homicídios no Estado. Temos olhado também para o Interior, com a implantação do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Ostensivas e Intensivas (BPRaio), das bases da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Batalhão de Divisas", avaliou.
Acerca da região Sul, única do Estado a registrar crescimento nas mortes em 2015, o governador informou que depende da situação financeira do Estado para agir. "Vamos ter que realizar uma ação específica para a região do Vale do Jaguaribe e para o Sertão Central. Queremos montar mais uma base do Raio e da Ciopaer no Interior, mas para isso precisamos de investimento. Vamos avaliar como vai se comportar a economia em 2016", indicou.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato