-->

Romaria da Seca sairá de Caridade para Canindé





 por Alex Pimentel - Colaborador




A comunidade religiosa franciscana seguirá pela rodovia federal até o Santuário de São Francisco das Chagas, em Canindé ( Foto: Rogério Sales )
Canindé Um marco histórico para o sertanejo, dos 100 anos da pior seca do Ceará, a de 1915, será relembrado pela Arquidiocese de Fortaleza, na madrugada de sábado para domingo, com uma marcha religiosa de 21 quilômetros. Franciscanos, religiosos, fiéis, agricultores, lideranças comunitárias, membros de Conselhos Pastorais e moradores do Sertão Central se concentram em Caridade e partem, pela BR-020, até Canindé.
Essa é a primeira Romaria da Seca realizada na região. A concentração está programada para a Igreja Matriz de Santo Antônio de Caridade, com partida logo após solenidade eucarística. A comunidade religiosa franciscana seguirá pela rodovia federal até o Santuário de São Francisco das Chagas, em Canindé, entoado o tema "Tenho sede. Onde houver tristeza que eu leve a alegria, onde houver desespero, que eu leve a esperança", explicam os organizadores.
Segundo o vigário episcopal da região, padre Dimas Gonçalves, a romaria pretende chamar atenção dos órgãos governamentais para uma realidade que perdura ao longo dos anos, a falta de acesso à água por famílias do sertão: "O sertão não precisa de esmola, de medidas paliativas. Precisa de quem governe e olhe para ele com determinação, coragem e empreendedorismo".
Missa do Vaqueiro
Em Itatira, cidade vizinha a Canindé, centenas de vaqueiros e vaqueiras deverão se concentrar diante de outro altar cristão para um encontro mais tradicional, a Missa do Vaqueiro. Eles partem da Fazenda Serra Verde, num percurso de seis quilômetros, com destino à Igreja de Menino Jesus. Em cima dos seus cavalos participam da celebração religiosa, recebem a bênção e, no momento do ofertório, os vaqueiros depositam no altar instrumentos usados com os animais.
Conforme o idealizador da cavalgada e da Missa do Vaqueiro, o vereador Paulo Ruberto Mota, o encontro integra dos festejos alusivos ao padroeiro do Município, Menino Deus, realizados pela paróquia local de 14 a 25 de dezembro. Neste ano, a Missa, que será realizada no fim da tarde, chegará à sua 11ª edição. O ritual terá início às 10h, com concentração, na Fazenda Serra Verde, aminada por emboladores e cantadores. Às 16h partem em cavalgada para a Igreja Matriz do Menino Deus.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato