-->

Polícia cumpre 23 mandados de prisão em sete cidades




  



Operação busca desmontar grupos que comandam tráfico, roubos e ordenam homicídios no Estado



A Secretaria de Segurança Pública deflagrou a ação no início da manhã dando cumprimento a 23 ordens judiciais. Na operação, 11 pessoas acabaram presas e 12 detentos foram notificados de novos processos ( Fotos: Divulgação/SSPDS )

A Polícia afirma ter desarticulado dois grupos criminosos com forte atuação no Interior do Estado com o cumprimento de 23 mandados de prisão contra pessoas supostamente envolvidas com tráfico de drogas, homicídios, roubos e ataques a bancos, ontem. Alguns dos alvos já se encontravam presos e ordenavam crimes de dentro do presídio. A operação realizada na cidade de Jaguaribe, distante aproximadamente 312 quilômetros de Fortaleza, foi comandada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS), executada através de cerca de 90 agentes das polícias Civil e Militar.
A investida foi resultante de uma investigação da Delegacia Regional de Jaguaribe que apurava facções criminosas que comandam o tráfico de drogas e execuções na região do Vale do Jaguaribe. De acordo com a Polícia, os homicídios, roubos e ataques a bancos e instituições financeiras articulados pelas quadrilhas ocorriam, também, em função do narcotráfico.
Conforme a Polícia, todas as prisões ocorreram em cumprimento de mandados de prisão que foram expedidos pela Justiça do município de Jaguaribe.
Segundo o titular da Delegacia Regional de Jaguaribe, Adriano Félix, a operação teve como objetivo coibir e combater a criminalidade na região. As buscas iniciaram por volta das 4h e se estenderam ao longo do dia. Até o fechamento desta edição, o resultado da operação estava em 12 pessoas presas em Jaguaribe e 11 presidiários com mandados de prisão cumpridos.
Chefes
Os suspeitos estavam sendo investigados desde o mês de fevereiro por vários crimes cometidos na região. Segundo as apurações, José Rafael Diógenes Cintra, o 'Rafael Cambado', 30, detido por tráfico na Região Metropolitana de Fortaleza e José Delano Diógenes, 38, recolhido em um presídio federal em Rondônia, são tidos como os dois chefes dos bandos rivais.
Além deles, foram capturados Jânio Jeffton Alves Peixoto, 26; Antônio Diógenes Pinheiro Filho, 53; Jackson Peixoto Nogueira, 53; seu sobrinho, Francisco Diassis Freire Nogueira, 34; Francisca Zildete Freire Nogueira, 63, mãe de Diassis; e o pai dele, Edilson Nogueira Diógenes, 57; Marcos Venícius Nogueira Pinheiro, 22; Elton Lima Silveira, 32; Francisco Edson Gomes Vicente, 40; Valdevan da Cruz Medeiros, 24; Elanio Hiago Bezerra Pinheiro, 21; e Etelfleda Nogueira Diógenes, 55.
Já se encontravam presos e também tiveram mandados de prisão cumpridos Francisco Arlindo Saldanha Botão, 43, detido por tráfico de drogas na cadeia pública de Jaguaribe; Genilson Torquato Rocha, 25, encarcerado também por tráfico de drogas em Caucaia; Antônio Bruno Torquato Rocha, 20, que é irmão de Genilson, preso por homicídio no Cariri; Vidal Maciel Calixto Barbosa, 25, detido por roubo e associação para o tráfico de entorpecentes em Pereiro; José Rafael Diógenes Cintra, 30, detido por tráfico na Região Metropolitana de Fortaleza; Cícera Luana Martins, 22, presa por tráfico também na Região Metropolitana; Dyones Nunes Soares, 26, encarcerado por homicídio em Fortaleza; Francisco Fernandes Marques Pereira, 25, detido por roubo; Francisco Alisson de Sousa Melo, 20; e Francisco Jackson Miliano de Sousa Queiroz, 19, ambos detidos por tráfico de entorpecentes em Milhã.
Ainda de acordo com o delegado Adriano Félix, que preside os inquéritos, os delitos no Vale do Jaguaribe são praticados, principalmente, por duas facções criminosas. "Dois grupos que monopolizam o tráfico da área são os responsáveis por grande parte dos assaltos e homicídios investigados", conta.
O delegado diz também que, das 27 mortes ocorridas no Vale do Jaguaribe neste ano, cerca de 80% delas podem ter sido comandadas por estes grupos.
Muitas das pessoas que foram alvos da operação são de uma mesma família já conhecida da Polícia e considerada extremamente violenta. José Delano Diógenes, por exemplo, já figurou na lista dos criminosos mais procurados do Estado do Ceará segundo a SSPDS.
As investigações, conforme a Pasta, continuam, e mais pessoas ainda podem ser presas. A Polícia também estuda as ramificações dos grupos criminosos em outros Estados.
(Colaborou Sara Sousa)

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato