-->

Monsenhor Diomedes - 60 anos de Padre.

Monsenhor Diomedes - Padre do povo de deus organizado em comunidades - “fé e vida”.

SESSENTA (60) de seus 89 anos de vida foram por ele bem vividos, com garra e doação, a serviço dos irmãos, na sua total dedicação de Ministro do Cristo PROFETA - SACERDOTE E PASTOR, na Igreja católica na "CAMINHADA ECLESIAL JAGUARIBANA". Na verdade ele é, com justiça, o titulado MONSENHOR Manuel Diomedes de Carvalho, filho do Pereiro - CE, Vigário Geral de direito e de fato em nossa Diocese de Limoeiro do Norte-CE, que celebra seus 75 ANOS de existência.
Amanhã, portanto, dia 08 de dezembro de 2015, Mons. Manuel Diomedes de Carvalho celebrará seus 60 anos de Ordenação Presbiteral, que aconteceu na igreja Matriz-Catedral de Limoeiro do Norte - CE pela imposição das mãos de Dom Aureliano Matos, e de vários padres presentes, em 1955, por ocasião da celebração de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Padroeira da Catedral e, por isso, também da Diocese. Ordenado aos 29 anos de idade, esta celebração de ação de graças acontecerá quando agradecemos com ele tantos anos de uma vida inteiramente consagrada ao serviço do Povo de Deus, por causa do Reino de Deus PAI-IRMÃO-AMOR, no norte, no centro e no sul da nossa Região Jaguaribana.
Mons. Diomedes é o Vigário do “NOVO JEITO DE SER IGREJA” com sua vida e por escrito com seu livro, assim intitulado, do seu Jubileu de Ouro Sacerdotal, celebrado em Quixeré, sua querida Paróquia, com grande fervor e alegrai dessa animada Comunidade católica. A verdade é que ele foi um promotor consciente, destemido e forte da RENOVAÇÃO da Igreja Católica em nossa Região jaguaribana, “AGGIORNAMENTO” preconizado há 50 anos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965).
Nessa sua longa caminhada pastoral, vindo de Aracati-CE, onde fora Vigário Cooperador do Padre José Mauro Ramalho (hoje Bispo emérito de Iguatu-CE) e de Iracema-CE, sua primeira Paróquia, ele assumiu por oito anos a Paróquia da Sede da Diocese. Na Sede da Diocese, foi concomitantemente Diretor espiritual e Professor do Seminário Diocesano Cura d’Ars, que fora devolvido a Dom Aureliano Matos, em 1963. Nesse mesmo tempo, ele foi também Professor e Diretor do Colégio Kennedy da CENEG. Em 1973, foi nomeado Vigário Geral de Dom Pompeu Bezerra Bessa, cargo que ocupou pior vários anos. Renunciando à Paróquia da Catedral, em 1972, assumiu as Paróquias de Icapuí, Jaguaretama, Aracati, Fortim e Quixeré.
Em todas estas várias Paróquias, por ele pastoreadas com grande zelo evangelizador e competência administrativa, ele acentuou a DIMENSÃO COMUNITÁRIA E MISSIONÁRIA da Igreja Católica. Lembrado de que A FÉ CRISTÃ, sem A VIDA DE COMUNHÃO LITÚRGICA E DE PARTILHA FRATERNA, que é a caridade em seu alto nível, ele dedicou-se de corpo e alma ao Povo de Deus em sua organização comunitária.
Para tanto, buscou a inspiração e a força na PALAVRA DE DEUS, escrita na Bíblia e transformada em COMUNHÃO E PARTICIPAÇÃO através da Catequese dos Círculos Bíblicos e das Celebrações litúrgicas – EUCARISTIA e Celebrações conduzidas por Cristãos Leigos.

Toda esta Evangelização com base na CATEQUESE e na LITURGIA, ligadas com a realidade, desaguou necessariamente na PROMOÇÃO HUMANA das pessoas na sua maioria pobres, em vários níveis e dimensões, mediante PEQUENOS PROJETOS COMUNITÁRIOS.
Sua ação de Pastor ou Pastoral primou sempre por ligar A FÉ CELEBRADA COM A FÉ VIVIDA nas várias atividades, nos diversos níveis e situações, ações assumidas pelos cristãos católicos de mãos dadas, a exemplo dos primeiros cristãos, “que tinham tudo em comum, dividiam seus bens com alegria; Deus espera que os dons de cada um se repartam com amor no dia a dia” (Atos dos Apóstolos 2 e 4).
Por: Monsenhor João Olímpio Castello Branco
Fonte: Tv Jaguar

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato