-->

Lançamento do livro Estante do Tempo movimentou a literatura de Alto Santo

A obra literária é de autoria do historiador, professor e acadêmico Nicodemos G. Napoleão.

Dia 19 de dezembro último, a cidade de Alto Santo viveu um acontecimento histórico dos mais importantes: o lançamento do livro “Estante do Tempo”, do escritor, poeta, historiador, professor e acadêmico Nicodemos G. Napoleão. A obra retrata a vida política, social, cultural, educacional e folclórica do Município de Alto Santo, desde os primórdios da fazenda Utuva até os dias atuais. Numa narrativa simples e uma linguagem acessível a todos os níveis, o autor aproxima os diferentes
espaços sociais. São 53 capítulos, 618 páginas, 545 fotografias que constituem “uma prazerosa viagem no tempo”, como afirma a Advogada Hilária Naquel de Sousa da Silva. Segundo o Dr. Hélio Rufino Cunha, renomado médico cearense, natural de Alto Santo, prefaciador da obra, “ao ler a Estante do Tempo, o filho de Alto Santo se emocionará e perceberá os escritos como partes reveladas de si mesmo e dos seus antecedentes pela história”. Já o Dr. Francisco Ireilton Bezerra Freire, Juiz Titular da Vara Única de Icó, que escreveu o posfácio, baseado em fatos concretos e descrições bem elaboradas pelo autor, acredita que “Estante do Tempo já nasce obra de referência e um clássico, servindo de base e inspiração para todos quantos labutam na historiografia e na literatura regionais”.
 
A solenidade de lançamento, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, contou com a presença dos diversos segmentos da sociedade local, além de várias autoridades: Dr. Francisco Ireilton Bezerra Freire, Juiz Titular da Vara Única de Icó; Deputados Estaduais Antônio Granja e Ely Aguiar; Dr. Francisco Holanda Guedes (Francini), ex-deputado e atual Prefeito de Jaguaribara; Dr. José Júlio, Prefeito do Município de Antônio Martins, no Rio Grande do Norte; Maria Genileuda Moura de Oliveira, Vice-Prefeita de Alto Santo; Vereador Francisco Martins Maciel, Presidente da Câmara Municipal de Alto Santo; Vereadores Jucelino Sales de Oliveira, Edísio Girão Lima e Maria Geudir Gurgel Tavares; Dr. Iury Rufino Queiroz, Procurador do Estado do Piauí; Dra. Luci Uchoa, representante do Superintendente Estadual da Funasa, Dr. Leonildo Farias; Francisco Bernivaldo Carneiro e Francisco de Moura, representantes da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará – ALMECE; Carlos Henrique Rodrigues Cavalcante, Secretário Municipal de Educação; Professor Cleison Rabelo, fundador e Presidente do Instituto Teológico Padre Giuliano – Itepagi; Bráulio Bessa Uchoa, da Rede Globo; uma comissão de professoras da Escola Monsenhor Dourado, de Fortaleza, e outras autoridades.
O autor Nicodemos G. Napoleão, que apresentou a obra de forma descontraída, deixou transparecer aos presentes, a “consciência tranquila do dever cumprido”, ao oferecer às presentes e futuras gerações, uma obra da mais alta relevância para a história de Alto Santo, da Região Jaguaribana e do Estado do Ceará.
Da Redação



Postado: TV Jaguar

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato