-->

Dezoito municípios cearenses recebem nota zero em ranking de transparência de prefeituras


1
Dezoito municípios obtiveram as piores colocações no ranking estadual da transparência. O ranking foi elaborado pelo Ministério Público Federal, que levantou o nível de clareza das gestões públicas com os dados referentes a receitas e despesas.

Todas as prefeituras do país e governos estaduais foram englobados no levantamento. No Ceará, a prefeitura de Limoeiro do Norte, junto com 17 municípios, obtiveram nota zero, ocupando a pior colocação no ranking estadual. O topo é ocupado por Fortaleza, Acopiara, Guaramiranga, Apuiarés, Aurora e Pindoretama.

Segundo o procurador da República e coordenador do Núcleo de Combate à Corrupção, Alessander Sales, a transparência das gestões públicas é indispensável para combater a corrupção. “Onde nós temos pouca transparência, nós temos muita corrupção. Então uma forma de combater a corrupção é aumentar a transparência da atividade governamental. Segundo a nossa constituição, essa transparência deve estar presente nos portais de transparência disponíveis na internet. Portanto, nós avaliamos todos os portais de todos os municípios brasileiros e classificamos por nota”.

As deficiências das prefeituras e dos governos estaduais em tornar transparante gastos como salário de servidores, diárias pagas pela administração públicas, licitações e contratos vão embasar recomendações do Ministério Público Federal. De acordo com Alessander Sales, as prefeituras e governos estaduais vão ter 120 dias para sanar irregularidades.

“O que nós vamos fazer agora é enviar recomendações para cada município que têm falhas no seu portal da transparência. Vamos apontar as falhas e vamos pedir para que num prazo de 120 dias essas falhas sejam supridas. Depois desse prazo, se nós reavaliarmos e constatarmos que essas falhas persistem, vamos tomar medidas mais fortes”, explica.

Ainda entre os municípios cearenses englobados no ranking da transparência do Ministério Público Federal, Sobral ocupa a 32ª colocação, Crato, a 38ª, Quixeramobim, a 93ª e Crateús está na 120ª colocação. Já Iguatu vem em 424ª.

Clique aqui para ter acesso ao mapa nacional de transparência.

Clique aqui para ter acesso ao documento PDF com o ranking de transparência dos municípios do estado do Ceará.

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato