por Vladimir Marques - Repórter
Os dois jogos de ontem, envolvendo três adversários diretos na abertura da 37ª rodada da Série B, trilharam o caminho que o Ceará precisará para evitar o rebaixamento. O empate do Macaé com o já rebaixado Boa Esporte por 1 a 1, no Moacyrzão, deixou o Vovô em uma situação mais confortável e caso vença hoje o América Mineiro, às 16h30 (horário de Fortaleza), no Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG), jogará por um simples empate no duelo direto na rodada final com o próprio alvianil praiano, no mesmo horário, no dia 28, no Castelão.
O tropeço de dois adversários diretos, o próprio Macaé e o Oeste, que foi derrotado por 3 a 1 para o Atlético/GO, proporcionaram ao Ceará deixar o Z4 hoje em caso de vitória - mais importante ainda para o torcedor alvinegro - não depender do resultado de hoje para poder definir com o Macaé por um triunfo simples, no próximo sábado.
Como o empate hoje não faria muita diferença para o cenário da rodada final no sábado, o técnico Lisca espera um time buscando os três pontos e atuando com o mesmo padrão dos últimos seis jogos, quando a equipe venceu cinco e perdeu para o Vitória jogando bem.
"Temos de atuar do jeito que temos jogado, buscando o equilíbrio defensivo e ofensivo, que são duas valências importantes no futebol. Assim, pensando em jogar bem, podemos buscar os três pontos tão importantes para nós", finalizou o treinador.
Incógnita
Com a perda importante do meia Ricardinho, expulso diante do Vitória, no último sábado, no Barradão, Lisca testou durante a semana várias opções para substituí-lo, quando realizou alguns treinos fechados, um no Vovozão, na quarta-feira e outro ontem, já em Minas Gerais, no CT do Cruzeiro.
O leque de opções de Lisca tem os volantes Carlão e Ricardo Conceição, e os atacantes Mazola, Júlio César, Fabinho e Siloé, com leve favoritismo para o último. Já para o outro desfalque, na lateral-esquerda, com a suspensão de Victor Luís, o treinador já definiu o substituto. "O Fernandinho no lugar do Victor (Luís), sim. O do Siloé ainda vamos analisar, pois testei muitas opções", comentou.
Se o empate pouco interessa ao Ceará, para o time da casa, o vice-líder América Mineiro, com 63 pontos, é suficiente para garantir o tão sonhado acesso.
O time mineiro perdeu a chance de subir ao ser derrotado para o Paraná e tenta hoje o feito sem depender da última rodada.
Ficha técnica
Competição: Campeonato Brasileiro - Série B
Estádio: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data-horário: 21 de novembro de 2015 - 16h30 (horário de Fortaleza)
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Assistentes: Paulo Cesar Silva Faria (MT) e Joadir Leite Pimenta (MT)
Transmissão: Rádio Verdes Mares e Premiere
América/MG
Técnico: Givanildo Oliveira
João Ricardo
Wesley Matos
Anderson Conceição
Alison
Xavier
Walber
Leandro Guerreiro
Tony
Marcelo Toscano
Richarlison
Wesley Matos
Anderson Conceição
Alison
Xavier
Walber
Leandro Guerreiro
Tony
Marcelo Toscano
Richarlison
Ceará
Técnico: Lisca
Pablo
Alex Amado
Siloé
Rafael Costa
Wescley
Baraka
João Marcos
Fernandinho
Charles
Sandro
Tiago Cametá
Éverson
Alex Amado
Siloé
Rafael Costa
Wescley
Baraka
João Marcos
Fernandinho
Charles
Sandro
Tiago Cametá
Éverson
Itens relacionados:
Sports