00:00 · 18.11.2015
Hannover. O amistoso entre Alemanha e Holanda, duas grandes potências do futebol mundial, que seria disputado ontem na cidade alemã de Hannover, foi cancelado pela polícia uma hora e meia antes do início do jogo. Após a decisão, o chefe da polícia local, Volker Kluwe, afirmou que existiam "evidências concretas" de que alguém poderia explodir uma bomba dentro do estádio. As autoridades não disseram, contudo, quais eram essas "evidências".
A polícia encontrou um objeto suspeito na arena, que foi esvaziada. Mais tarde, as autoridades informaram que o objeto era inofensivo. "A segurança vem em primeiro lugar. Confio que a polícia tenha tomado a decisão correta", disse Stefan Schostok, prefeito de Hannover.
Diversas autoridades eram esperadas para acompanhar o jogo, entre elas, a chanceler alemã, Angela Merkel. A atual campeã mundial era contra a realização da partida por causa dos atentados em Paris na última sexta-feira (13), que mataram pelo menos 129 pessoas. Apesar disso, as seleções decidiram jogar para mostrar que estão unidas com a França.
Na segunda (16), o amistoso entre Bélgica e Espanha, que seria disputado em Bruxelas, também foi cancelado por questões de segurança.
Paz em Wembley
Há quatro dias, o jogo entre Inglaterra e França era tratado só como mais um amistoso entre duas potências do futebol mundial. Mas os atentados em Paris tornaram o jogo de ontem em Wembley, em Londres, um símbolo da união contra o terrorismo. A Federação de Futebol da Inglaterra deu instruções aos torcedores para participar do mosaico montado com as cores francesas e para respeitar um minuto de silêncio. A letra do hino francês foi mostrada nos telões para os torcedores acompanharem e cantarem "A Marselhesa". Parte dos ingleses entoou o hino.
Os técnicos dos dois times - o francês Didier Deschamps e o inglês Rody Hodgson - e o príncipe William foram até o gramado com flores em homenagem às vítimas dos atentados na França. No fim, a Inglaterra venceu por 2 a 0, com gols de Alli e Rooney, mas o placar ficou em segundo plano em Wembley.
Órgãos de imprensa da Alemanha informaram que a descoberta de uma falsa ambulância cheia de explosivos, estacionada nas proximidades da HDI-Arena, em Hannover, teria sido o real motivo do cancelamento do jogo amistoso de futebol entre a seleção alemã e a holandesa.
Itens relacionados:
Sports