-->

Retenção da água no Castanhão afeta abastecimento d'água no distrito de lagoinha em Quixeré

Equipe técnica de engenheiros, e o prefeito Bessa adota medidas para evitar que o sistema entre em colapso.

Por motivo das fracas chuvas caídas nos últimos 4 anos na região do Vale do Jaguaribe, e em todo o Nordeste Brasileiro, a preocupação com o abastecimento d'água para o ser humano, agora é uma realidade enfrentada nos pequenos e grandes centros urbanos, por toda a sociedade sem distinção de classe social.  
Para amenizar esse grave problema, os governantes municipais e as concessionárias de água estão tomando medidas de controle, visando reduzir o desperdício, orientando a todos o uso consciente do líquido necessário a vida. O lema é: usar de forma consciente para não faltar.
  

No distrito de lagoinha, várias foram as reclamações dando conta da falta d'água no centro de lagoinha e em algumas ruas e bairros, onde na maioria dos casos, a reclamação era de que nem mesmo no período da noite, a água chegava 
Nossa reportagem foi até Barragem e nós deparamos com um cenário não de seca, mais de um manancial bem abaixo do que sempre foi presenciado pelos Quixereenses que costumavam a usufruir da beleza e do clima com os banhos na barragem  para amenizar o calor do verão nordestino.
o baixo nível da água na sucurujuba, onde fica a Estação de Captação do Sistema de Abastecimento de lagoinha, está comprometendo a disponibilidade do serviço de captação e bombeamento para distribuição da rede em lagoinha, dado ao baixo nível que a água corre atualmente no leito do Rio.


O entendimento que se têm hoje, é de que diante da escassez d'agua, nem com muito dinheiro o problema seria resolvido de imediato, isso porque, a liberação pela COGERH em forma de onda da água advinda do açude Castanhão, não é suficiente para suprir a necessidade de consumo em todas as cidades do vale jaguaribano, visto que, a lâmina d’água no rio jaguaribe esta ficando abaixo da captação. “Essa pequena crise é um alerta para o que pode acontecer em 2016, se a estiagem continuar”, 

num esforço sub humano para não deixar que a água tão preciosa, falte nas torneiras das residências da população de lagoinha o prefeito Bessa e a equipe do SAAE de lagoinha trabalham dia e noite para tenta soluciona o problema  



Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato