Equipe técnica de engenheiros, e o prefeito Bessa adota medidas para evitar que o sistema entre em colapso.
Para amenizar esse grave problema, os governantes municipais e as concessionárias de água estão tomando medidas de controle, visando reduzir o desperdício, orientando a todos o uso consciente do líquido necessário a vida. O lema é: usar de forma consciente para não faltar.
Nossa reportagem foi até Barragem e nós deparamos com um cenário não de seca, mais de um manancial bem abaixo do que sempre foi presenciado pelos Quixereenses que costumavam a usufruir da beleza e do clima com os banhos na barragem para amenizar o calor do verão nordestino.
o baixo nível da água na sucurujuba, onde fica a Estação de Captação do Sistema de Abastecimento de lagoinha, está comprometendo a disponibilidade do serviço de captação e bombeamento para distribuição da rede em lagoinha, dado ao baixo nível que a água corre atualmente no leito do Rio.
O entendimento que se têm hoje, é de que diante da escassez d'agua, nem com muito dinheiro o problema seria resolvido de imediato, isso porque, a liberação pela COGERH em forma de onda da água advinda do açude Castanhão, não é suficiente para suprir a necessidade de consumo em todas as cidades do vale jaguaribano, visto que, a lâmina d’água no rio jaguaribe esta ficando abaixo da captação. “Essa pequena crise é um alerta para o que pode acontecer em 2016, se a estiagem continuar”,