Já que o poço do sistema está seco, o prefeito disponibilizou o poço na localidade de Bom Sucesso para abastecer também as comunidades de Vieira, Baixa do Félix e Ubaia
O problema da escarssez de água, causado pelos quatro anos seguidos de baixa intensidade pluviométricos no Vale do Jaguaribe e em todo o nordeste Brasileiro, vem se agravando a cada dia que passa. O problema é visível no decrescente espelho d’água dos reservatórios e no manejo do volume de água corrente nos mananciais com foco na manutenção da perenidade dos rios e córregos abastecidos por barragens e açudes públicos.
Mas o problema está se tornando mais grave a medida que o tempo passa, e em cidades com relevo diversificado, como no caso de Quixeré, que tem seu território composto por áreas de Várzea e serra, os pequenos produtores já não conseguem extrair água do subsolo devido a seca dos poços.
O problema também está sendo enfrentado pelas comunidades, uma vez que os poços que alimentam os sistemas de abastecimento das residências também estão secando.
Tomando as dores de sua gente e fazendo o verdadeiro papel de um administrador responsável, o prefeito Raimundo Santiago Bessa, juntamente com o secretário de agricultura do município Miecio Almeida receberam uma equipe da CAGECE, escritório de Russas sendo a comitiva capitaneada pelo gerente da UNBBJ Dr. Tancredo Wilson, que trouxe Renato Regis, Maicon e Neyla, também diretores da concessionária.
Na companhia dos técnicos, o prefeito e o secretário se deslocaram até as comunidades de Bom Sucesso, Vieira, Baixa do Félix e Ubaia, para mostrar a calamidade que se estendeu naquela região do município, e que se destacam das demais por ser onde a população mais sofre com o problema da seca dos poços que abasteciam com água as residências.
Na ocasião, o prefeito Bessa solicitou do gerente da CAGECE Dr. Tancredo, que fosse feito um levantamento de viabilidade técnica para vê a possibilidade de que as comunidades possam ser atendidas com o abastecimento de água em suas residências a partir do poço adquirido pelo prefeito Bessa e instalado na comunidade de Bom Sucesso, para suprir as demandas do povo que tanto sofre com as ações da seca na região.
Arnaldo Freitas
fonte: Tv Jaguar