O CEO João Eduardo Neto instituição do Consórcio Publico de Saúde da Microregião também realizou ações de Combate ao Câncer.
Durante o mês de outubro diversas ações foram realizadas na campanha Outubro Rosa, para prevenção e combate ao câncer de mama. Na manhã da quinta-feira 29 de outubro, foi realizado o encerramento da programação da Policlínica Judite Chaves.
Como de costume diário, o diretor geral Dr. Arelone Andrade realizou a acolhida dos pacientes na recepção abordando as informações da Policlínica, e informou que o resultado da campanha foi bastante positivo, sendo realizadas 450 mamografias, 79 ultrassons de mama, 17 core biópsias e 08 PAF’s (punção), com poucos números de nódulos identificados, e já direcionados para a atenção terciária.
Segundo a mastologista Dra. Adriana Costa Lima, a prevenção já é o grande passo, pois na maioria dos casos, quando o nódulo é identificado cedo, e o mesmo ainda se apresenta em tamanho menor à 1cm, 95% de chance da paciente se curar. Outro fator abordado, é que não só as mulheres devem ficar alerta, mas o homem também pode apresentar o câncer de mama, além de que ele pode ser parceiro e incentivar que sua esposa realize os exames periódicos como ultrassom da mama e para as mulheres acima de 40 a mamografia.
A psicóloga Dra. Renata Lima também palestrou e abordou a importância da autoestima, do pensamento positivo e principalmente do estímulo à paciência. A mesma abordou que o estresse é um dos grandes fatores que influenciam para o surgimento do câncer, e caso o paciente esteja com a doença, a autoestima é muito importante para vencer a doença.
Por fim um lanche saudável foi servido aos pacientes presentes, e a equipe da policlínica se uniu para realizar o símbolo da Campanha Outubro Rosa em frente a sede da Policlínica Judite Chaves Saraiva.
by Rafaela Costa
fonte tv jaguar