-->

Estado reconhece situação crítica de escassez de água no Ceará

20:36 · 07.10.2015 / atualizado às 20:43

A preocupação está relacionada tanto à situação atual, quanto às previsões negativas para a próxima quadra chuvosa.

No quarto ano seguido de seca no Ceará, oDiário Oficial do Estado publicou Ato Declaratório reconhecendo Situação Crítica de Escassez Hídrica em todo o território estadual. A demanda é da Secretaria dos Recursos Hírdricos do Estado (SRH). A preocupação está relacionada tanto à situação atual, quanto às previsões negativas para a próxima quadra chuvosa. 
O documento leva em consideração a situação atual dos reservatórios públicos, que hoje operam com apenas 15,4% da capacidade total, conforme monitoramento da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh).
A publicação também considera as análises técnicas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que sugerem grandes possibilidades de baixa pluviosidadedurante a próxima estação chuvosa, dando seguimento ao 5º ano de dificuldades hídricas pela falta de precipitações.
O Ato Declaratório também considera todos os contextos debatidos nas reuniões do Comitê da Seca, levando em conta a situação das populações mais afetadas e os relatórios de acompanhamento dos municípios atingidos pela estiagem. Por conta da situação, o Conselho de Recursos Hídricos do Ceará (Conerh) já havia restringido a emissão de outorgas para uso de água para agricultura irrigada e aquicultura. 
Antes da publicação do documento, o Estado já havia decretado Estado de Emergência em 139 dos 184 municípios cearenses.  


Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato