-->

Fatalidade: Médico cubano foi a óbito em Morada Nova.

Alfredo prestava seu serviço no PSF do distrito de Boa Água, cerca de 40 km da sede do município

Acaba de chegar a redação da TV Jaguar diretamente da terra do Vaqueiro, informação dando conta que um médico cubano do programa Mais Médico, foi a óbito possivelmente vítima de um infarto na madrugada de hoje, 24/09. 
O Médico Alfredo prestava seu serviço profissional no Programa Saúde da Família - PSF, na unidade do distrito de Boa Água, cerca de 40 km da sede do município. O Mais Médico cobre a demanda do Programa Saúde da Família.

Está previsto investimento da ordem de 5 bilhões em infraestrutura, destinado a construção ampliação e reforma de 26 mil unidades básicas de saúde - UBS. São 4.058 municípios atendidos e 34 distritos indígenas, lembrando que 73% da cobertura do programa Mais Médicos estão nos municípios. Antes do referido Programa, 63 milhões de brasileiros não tinham atendimento médico agora, são 134 milhões atendidos pelo Programa Saúde da Família - PSF

Carro chefe do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, o programa "Mais Médicos" encerrou o ano de 2013 com 6.658 médicos estrangeiros atuando no país. Eram cerca de 5.400 médicos cubanos e outros 1.258 divididos entre espanhóis, argentinos, venezuelanos e brasileiros formados no exterior.
A meta da presidente Dilma foi alcançada, o Brasil contando hoje com 18.240 médicos, para dar conta dos mais de 4 mil municípios que se cadastraram no Ministério da Saúde para serem atendidos por esses profissionais. O formato da "importação" de médicos de outros países foi alvo de duras críticas de associações representativas da categoria, sociedade civil, estudantes da área da saúde e inclusive do Ministério Público do Trabalho.  Lançado em 8 de julho de 2013  através da medida provisória 621/13 e aprovada no Congresso Nacional, o contrato dos médicos teria duração de três anos, prorrogável, caso necessário, para mais três anos.
Passados os primeiros anos da chegada dos médicos estrangeiros no Brasil, ante ao resultado, o governo já admite a prorrogação desses contratos até 2019, conforme afirmou Felipe Proenço, médico coordenador nacional do programa "Mais Médicos" do Ministério da Saúde.
"O estudante brasileiro de Medicina demora o período mínimo de seis anos para se formar. Depois disso ainda tem o período de residência dentro da nova lei aprovada no Congresso, que é de no mínimo um ano. Por isso, de fato a gente já vem trabalhando com a hipótese de prorrogar esses contratos por mais três anos além dos três que a lei que regulamenta o programa prevê", assegurou Proenço.
Por: Marfreitas - http://maismedicos.gov.br/
Postado: TV Jaguar

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato