-->

Reunião entre governo e servidores não tem acordo e greve continua em Limoeiro


Após reunião com Ministério Público, Secretário Municipal e Procuradoria, os professores realizarão Assembléia na sexta-feira (07/08) para decidir se deflagrarão greve.

Através de divulgação nas redes sociais sobre a mesa de negociação a se realizar pela manhã desta quarta-feira (05/08), a categoria de professores recebeu grande apoio da população. Aparentemente a reunião se configurava em um momento que teria tudo para se resolver, pois baseava-se em documentos legais que dão garantias previstas em lei aos servidores, além de ter como mediador o promotor de justiça Dr. Patrick Seltier, no entanto a reunião não passou de mais um encontro sem respostas satisfatórias para os professores.
Os servidores da educação estabeleceram a pauta de reinvidicações na sede do Sindicato e em seguida se deslocarem à sede da Procuradoria Geral do Município em caminhada de manifesto com apitaço, carro de som e muitas faixas de reivindicações com frases marcantes como “Fora Edilson”. 
  
Já na promotoria estiveram presentes na reunião o promotor de justiça Dr. Patrick Seltier representando o Ministério Público Estadual, Edilson Santiago Secretário Municipal de Educação, Aristides Lima Professor e Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Dr. Ramon Chaves Assessor Jurídico do SINTSEM, uma Comissão formada por professores, uma Comissão do Conselho do FUNDEB, e o líder do prefeito na Câmara o vereador Marduque Duarte.  
A reunião teve duração de quase quatro horas de discursão, e diante da pauta apresentada pelo Sindicato, Aristides qualificou a reunião de "verdadeiro fracasso", pois nada do almejado foi alcançado. Tendo como resolução final o seguinte encaminhamento: três reinvindicações de seis presentes em pauta, a categoria terá que entrar com mandado de segurança com documento, conforme orientou o ministério público. São elas: 1º - Redução da carga horária em 50%, previsto no art. 33 da lei nº 1.491, de 22 de dezembro de 2009; 2º -Passagem de nível, art.11 inciso 2º da lei, nº 1.491, de 22 de dezembro de 2009; 3º -Exoneração da professora Francisca Gleidene Moura de Assis do Cargo de Diretora (este praticamente resolvido).
Quanto as outras reinvidicações, em 4°- Pagamento de Profissionais da Educação dos 40% e 60%, que teve como promessa do secretário na quinta-feira (06/08) pagar o pessoal do grupo dos 40%, e o restante somente após o dia dez, quando entrar os recursos do FPM, pois o mesmo afirma o município não possuir recursos no momento para pagar os servidores dos dois grupos 40% e 60%.
 reinvindicação sobre o complemento do Piso Salarial dos 8%, o secretário garantiu entregar toda a documentação negando ou aprovando alguns pontos discutidos, mostrando que não existe em lei o direito destes 8%, e que a categoria está equivocada. Diante desta afirmativa os servidores preferiram aguardar para verificar o que será enviado, e em seguida na sexta-feira (07/08) às 17h, em assembleia, tomarem uma posição sobre a greve. Enquanto isso, nesta quinta-feira os professores retornarão as salas de aula.
Em depoimento sobre a reunião que esteve presente, Marduque Duarte prometeu aos professores, ter uma conversa com o prefeito Paulo Duarte para buscar uma solução aos questionamentos realizados.
O vereador afirmou ainda que não achou decente definir como pauta para a mesa de negociação o pedido de exoneração do Secretário Edilson Santiago, por entender que aquele pedido não caberia como tema.

Por Ribamar Silva.
FONTE TVJAGUAR

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato