-->

Lixão continua sendo problema grave em Tabuleiro do Norte


O assunto foi debatido na Câmara de Vereadores e Paulo Maciel destacou que é uma vergonha a forma como vem sendo tratado o problema

Uma vez que nunca saiu de pauta, o problema da localização e funcionamento do Lixão de Tabuleiro do Norte, voltou a ser tema dos debates entre parlamentares, na sessão ordinária da Câmara de Vereadores daquele município. Ao qual todos os vereadores opinaram a respeito do caos existente, e o problema será resolver a celeuma que existe entre  as comunidades adjacentes ao Lixão e o poder executivo.
A discursão teve início durante a Ordem do Dia, e permaneceu em pauta por cerca de uma hora, sendo que apenas em um ponto os vereadores concordaram: “em qualquer local que a prefeitura resolva colocar o lixo da cidade, a comunidade irá se sentir prejudicada, e o problema será o mesmo”.
  
O fato é que, nos primeiros meses de 2013, já não suportando mais a fumaça tóxica que exala do lixão, junto com o odor dos diversos tipos de resíduos acumulados naquele terreno e os dejetos de carros sugadores que também eram depositados no mesmo terreno. Dezenas de famílias moradoras das comunidades de Aldeia Velha, Boa Esperança e Boa Vista, bloquearam a entrada de veículos e cobraram a adequação ambiental ou o fechamento imediato do Lixão.
Já em junho do mesmo ano, por ocasião da festa de emancipação política do município, nossa reportagem acompanhou os parlamentares e o chefe do executivo à uma visita ao local inabitável, e constatou que além do ajuntamento e cobertura parcial do lixo, o município tinha reformado os galpões onde trabalhavam os recicladores deixando o trabalha um pouco mais humano. Também verificamos que foram construídas guaridas para vigilância e controle de entrada de veículos e pessoas no terreno, dessa forma a comunidade até festejou a boa nova.
As melhorias não duraram muito, e já no 25 de junho de 2015, a TV Jaguar foi mais uma vez no depósito de lixo, onde as pessoas estavam postadas frente ao portão do lixão, impedindo a entrada de veículos com lixo ou dejetos. Dessa forma, protestavam pacificamente contra descaso da administração municipal de Tabuleiro do Norte, quanto a situação do lixão e a convivência calamitosa dos moradores das comunidades vizinhas ao depósito.
Convidados a entrar, o que vimos foi praticamente o avesso do que foi mostrado em junho de 2013, voltando as lembranças do desastre ambiental e criminoso contra a saúde popular. A promessa era de mudar o lixão de local, mas até o momento nenhum local foi preparado para sediar o lixão.
Em seu discurso na Câmara, o vereador Paulo Maciel de Oliveira classificou como “uma vergonha”, a forma com que o prefeito vem tratando esse problema. Para ele, o caso não é de retirar o depósito de lixo daquele local, pois aquele imóvel foi comprado com o dinheiro do povo e o dinheiro do povo tem que ser gasto com seriedade. A sugestão do parlamentar é conversar com a comunidades, levar benefícios coletivos as mesmas e instalar onde hoje é um lixão, um aterro sanitário obedecendo normas de seguranças e ambientais.
Por Arnaldo Freitas.
fonte: Tv Jaguar

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato