-->

Estádio com fachada inspirada no Coliseu é inaugurado




O espanto nacional e a repercussão até internacional com o levantamento de um "Coliseu" em meio ao sertão cearense não condisse com a sensação dos moradores de Alto Santo - a 230 km de distância da capital Fortaleza - nem com o ambiente tranquilo que pairava sobre a cidade, algumas horas antes da inauguração do curioso empreendimento. O Estádio Arena Coliseu Mateus Aquino, inspirado no Coliseu de Roma, recebeu, ontem, a sua primeira partida oficial, entre a equipe que leva o nome da cidade e o União Brejo Santo, pela estreia da Série C do Campeonato Cearense. O jogo, encerrado com a vitória dos "Gladiadores" de Alto Santo por 1 a 0, estava em segundo plano.
Apesar do investimento milionário, que em seu caráter de pujança foi criticado, tendo em vista a situação contrastante dos reservatórios de água do município - que sofrem com a seca -, os alto-santenses, em sua maioria, abraçaram a ideia do estádio e acreditam que a obra faraônica pode render bons frutos esportivos, econômicos e sociais à cidade a longo prazo.
"Com esse estádio, vai haver um trabalho de base, os meninos vão se interessar mais (pelo futebol), e o esporte salvará vidas. Hoje em dia, a gente vive muita violência e Alto Santo é muito carente de esporte. Esse estádio foi muito criticado, mas vai fazer valer o propósito", afirma, convicto, o comunicador alto-santense Rodolfo Lira.


Antes desse retorno, o povo espera ver Alto Santo valorizado e mais conhecido. A inauguração já conseguiu atrair a mídia e habitantes de outras cidades, como o secretário escolar Carlos André, que desenvolve um projeto de categorias de base de futebol na cidade de Iracema e espera que a construção da praça esportiva incentive o esporte em toda a região jaguaribana. "No início, a gente fica se perguntando: qual é o fruto de um investimento desse no interior do Estado, no Sertão? Mas, por outro lado, a gente vê como um marco e mais um incentivo para nós, que trabalhamos na cidade vizinha com categorias de base. Pode ser uma chance para essas crianças serem vistas e chegarem ao profissional. Vamos ver como será o decorrer desta obra tão magnífica", projeta André. Custos
A Arena Coliseu chama atenção logo na entrada de Alto Santo pela fachada grandiosa que desponta em meio à vegetação, a estrada e as poucas casas, e, claro, pela semelhança com o Coliseu de Roma em sua fachada. Entretanto, a estrutura interna é humilde - como a de muitos outros estádios cearenses -, e o lance da arquibancada que já foi construído está com capacidade apenas para 3.800 pessoas, apesar de o projeto arquitetônico prever capacidade para 20.000 torcedores - número superior à população da cidade.
Segundo o Portal da Transparência do Governo Federal, o estádio custou o total de R$ 1,3 milhão, sendo R$ 827,5 mil concedidos pelo Ministério do Esporte. A obra foi iniciada em 2009, quando o município ainda não possuía uma equipe. Incentivada pela construção do estádio, a cidade se mobilizou para ter um time, que disputará a Série C Cearense e a Taça Fares Lopes.
"O retorno é o mais positivo. Muita gente fala em milhões que foram investidos, mas nosso município entrou com a mínima parcela, que se chama contraproposta. Mas para todo Vale do Jaguaribe é muito importante. E o gasto (de manutenção) é o mínimo. Tirando a fachada do Coliseu, o que tem de mais?", defendeu o coordenador de esportes de Alto Santo, Márcio Jeime, que também antecipou que a Prefeitura sonha em realizar um jogo contra o Ceará e que o time de Limoeiro também mandará seus jogos no estádio.
O ex-prefeito e um dos idealizadores da obra, Adelmo Aquino esteve presente na inauguração. "Contratamos um arquiteto de alto nível e pedimos uma perspectiva de um projeto diferente. Surgiu o nome do Coliseu. Cumprimos tudo o que estava combinado, uma obra relativamente barata, que tem um alcance social muito grande, até porque a partir dessa praça vamos tirar muitos jovens da droga", justificou Aquino.
Polêmica
Apesar de não estar ligado ao esporte, a seca em que vive o Estado e o Nordeste como um todo respingou na atenção e no investimento na construção.
Alto Santo é um dos municípios que mais sofrem com a escassez de volume hídrico. Segundo dados da Companhia de Gestão Hídrica da Ceará (Cogerh), os três açudes da cidade estão apresentando volume preocupante: o Castanhão, com 17,63% da sua capacidade, o Riacho da Serra (10,58%), e o Figueiredo (apenas 1,86%). Para dar ainda mais munição aos críticos do projeto, o Coliseu ainda foi construído sobre um antigo açude, assim como o homônimo romano emergiu nos anos 70 d.C. Sobre um lago. (com Messias Borges)
Em defesa da obra
"O gasto (de manutenção da Arena Coliseu) é mínimo. Tirando a fachada do Coliseu, o que tem de mais?"
Márcio Jeime
Coordenador de Esportes de Alto Santo


Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato