-->

Margaridas de Russas se preparam pra marcha 2015 em Brasília


Margarida Maria Alves, assassinada em 1983, continua viva na luta das trabalhadoras rurais que vão à Brasília cobrarem seus direitos ao governo federal

Por volta das 18 horas do dia 12 de agosto de 1983, Margarida Maria Alves, trabalhadora rural e presidente do Sindicato de Trabalhadores rurais de Alagoa Grande, município do Estado da Paraíba, foi brutalmente assassinada com um tiro de espingarda calibre 12, em frente a sua casa, aonde se encontrava na companhia do marido e o filho. O disparo pegou de cheio na face, deixando-a irreconhecível.  
Desde 1973, Margarida ocupava a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais STR, e na época de sua morte havia movido 73 ações de trabalhadores rurais das usinas por direitos trabalhistas. Sendo na ocasião apontado 5 suspeitos de mando daquela barbárie, todos impunes até os dias atuais, sem um já falecido, dois absorvidos e dois foragidos.
      
Após a sua morte a sindicalista tornou-se um símbolo das mulheres trabalhadoras rurais, que deram seu nome ao evento mais emblemático que realizam, “A Marcha das Margaridas”, uma mobilização nacional que reúne em Brasília, milhares de trabalhadoras rurais nos 12 de agosto, para cobrarem seus direitos.
O movimento “Marcha das Margaridas”, começou pequeno apenas no Estado da Paraíba, mas se tornou nacional e ganhou o apoio dos sindicatos de todo o Brasil, a partir do ano 2000, e desde então teve outras edições em 2003, 2007, 2008 e 2009, sempre definindo uma pauta de reivindicações de todas as trabalhadoras, independentes de serem rurais, a serem entregues aos representantes dos poderes públicos federais.
No Vale do Jaguaribe, o Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Russas, é um dos que mais se empenham em mandar seus representantes para o movimento nacional da Marcha das Margaridas, sendo a entidade uma das que se orgulhou em apoiar as lutas das mulheres camponesas na defesa ou reivindicação de seus direitos .
Falando a nossa reportagem, a senhora Sandra Dantas, afirmou que a mobilização quer levar 16 mulheres até Brasília, para participar das movimentações que se realizaram nos dias 11 e 12 de agosto.
Como a viagem e a manutenção das pessoas custam caro, além das pequenas promoções entre os sócios e amigos do STTRR, estão sendo vendidas blusas do movimento, e aceitando a colaboração dos Russanos que podem entrar em contato pelo telefone (88) 3411-0205.

Como é tradição eleger as prioridades da categoria, para ser apresentada e discutida com as autoridades federais. A pauta de 2015 é: combater a discriminação e a violência contra as mulheres e a implantação de delegacia de defesa da mulher em todo o Brasil, garantindo respeito e igualdade a todas as mulheres.
Por Arnaldo Freitas/informações site FETRAECE
FONTE: tvjaguar

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato