-->

Limpeza no Leito do Rio Jaguaribe não surtiu o efeito desejado


Mesmo antes da conclusão do desmatamento, a mata que havia sido arrancada, já refloresceu, encobrindo o que resta de areia

O sonho de um dia ver o leito do Rio Jaguaribe todo limpo sem a mata encobrindo suas areias espelhantes, sem as agressões cometidas pela população, sem assoreamentos, degradações e poluições, continua. Toda uma geração que nasceu há 30 anos atrás e se criou no entorno do Rio, conheceu o passado do leito, onde não havia agressões, sujeiras e o leito, que quando não havia água de suas enchentes, era só areia.

O rio era o cartão postal de visita à Limoeiro, principalmente quando estava cheio, alimentava toda uma população ribeirinha não só de peixes, mas de outras serventias. Hoje esses mesmos moradores que ainda estão vivos, se deparam diante de incertezas, por conta não só da própria população, mas também, do poder público de todas as esferas, que já prometeram revitalizar, dragar o rio, transformar a Inácio Mendes em um calçadão para a exploração do turismo, e transformar toda área em um local de preservação ambiental, mas tudo isso não passou de promessa. Em uma oportunidade, o então Carlos Minc, na época, Ministro do Meio Ambiente esteve no galpão das carroças visitando o rio e prometendo projetos, mas nada foi realizado.
O movimento S.O.S Jaguaribe, a ONG que trabalhava em defesa do rio, com o apoio do empresário Wanderley Nogueira, que cedeu suas máquinas, e do poder público que contribui com o combustível, deram início a uma limpeza, porém a mesma não teve conclusão.
É bom informar que todas as ações de cobranças e manifestações tiveram início através moradores da comunidade de Ilha de Santa Terezinha, que tiveram o apoio do S.O.S. Jaguaribe. Porém, após líderes da ONG terem se aliado ao governo municipal, a  outra parte do serviço ficou no esquecimento.
Resta saber se ainda existe uma esperança da retomada dos trabalhos, já que estamos no quarto ano seguido de estiagem, com o leito oferecendo todas as condições pra limpeza e dragagem, se irão retomar ou não?
Para Chico Bráulio, morador da comunidade, ele não acredita que tão cedo venha algo em torno de limpeza para o rio este ano, embora seja um ano seco e bom para se trabalhar a limpeza.
Dedé da Ilha, também não acredita que venha uma limpeza desejada por todos. Disse ainda que por conta da mata que invadiu todo o leito, com pouca água no rio se comparada as grandes enchentes passadas, é o suficiente alagar as casa do bairro, por conta do matagal no leito.
Por: Ribamar Silva.
Fonte: tv jaguar

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato