-->

Dedé Teixeira visita projeto de Turbina Eólica da agricultura familiar em Quixeré


O projeto é o primeiro do Ceará, e visa possibilitar a produção e industrialização da agricultura familiar utilizando energia limpa e renovável.


Na sexta-feira, dia 24 de julho, uma comitiva formada por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA), capitaneada pelo próprio Secretário Dedé Teixeira, esteve no Vale do Jaguaribe para visitar os investimentos do Governo através de sua pasta, para fortalecer as associações e cooperativas de produtores da agricultura familiar, alistados nos programas coordenados pelo Estado.

No município de Quixeré, Dedé Teixeira visitou a associação de produtores da comunidade de Barreiras, onde foi instalada a primeira turbina eólica de produção de energia elétrica, de uso exclusivo para irrigação ou industrialização de produtos das associações de agricultores familiares. Hoje, o projeto piloto de Barreiras atende a residências e as pequenas indústrias de beneficiamento de polpa de frutas.
Na comunidade de Barreiras, o secretário e sua comitiva foi recebido pelo prefeito de Quixeré Santiago Bessa, pela primeira dama Eliete Fernandes, assessores da administração e pequenos produtores beneficiados com a turbina eólica de produção de energia elétrica e também pelo secretário de agricultura do município Miecio Almeida, este muito elogiado pelo secretário Dedé Teixeira.
Para o prefeito Bessa, o governador Camilo Santana começou a acertar, quando colocou na SDA uma pessoa dedicada como Dedé Teixeira.  Segundo o prefeito, a geração de energia alternativa como a Eólica e a Solar pode se transformar em ganho para as associações, uma vez que as tarifas cobradas pela Coelce hoje são exorbitantes e a torre de energia eólica só tem maior gasto na implantação, mas é todo financiado pelos programas estaduais e federais.
O Secretário de Agricultura Miecio Almeida agradeceu ao Secretário de Estado pelo empenho em trazer beneficio para o município de Quixeré, e parabenizou a associação de produtores por aceitar o desafio de ser a primeira a experimentar o equipamento.  Segundo ele, dando tudo certo, outras associações deverão ser beneficiadas com os equipamentos similares .  
Dedé Teixeira relatou, que a principal matéria prima para a produção rural é a água, e que pensando em solucionar esse problema, a presidenta Dilma Rousseff está priorizando a transposição das águas do Rio São Francisco, que no próximo ano já podem estar desaguando no açude do Castanhão, garantido as produções rurais de pequeno e grande porte.
Sobre a implantação de equipamentos de energia limpa, o secretário afirmou, que esse foi autorizado pelo Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (FEDAF), que é coordenado pela secretaria, o qual tem recursos para auxiliar os pequenos agricultores que querem produzir em associações.

Por Arnaldo Freitas 
Postado: tv jaguar

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato