-->

CRISE: Saúde de Barbalha paralisada há 3 meses



Ainda na manhã de ontem, um café da manhã, com direito a bolo e banda de música, marcou os 90 dias de greve no município
Barbalha. Dois dos principais municípios da região do Cariri estão enfrentando sérios problemas na saúde pública. Profissionais médicos da cidade de Juazeiro do Norte se reuniram, nesta terça-feira (14), com representantes dos servidores públicos do município (Sisemjun) para traçarem estratégias a fim de encerrar a greve.
No entanto, o quadro mais crítico é o de Barbalha, com o setor paralisado há três meses. Ainda na manhã de ontem, um café da manhã, com direito a bolo e banda de música, marcou os 90 dias de greve. Médicos, enfermeiros, servidores de nível médio e técnico da cidade se uniram defronte à Secretaria Municipal de Saúde para protestarem contra as "péssimas condições de trabalho e baixos salários", conforme relatou Jaqueline Filgueira, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Barbalha (Sindmub).
A sindicalista alertou para os prejuízos da greve e a falta de diálogo por parte do gestor municipal, Zé Leite (PT). "A população mais carente é a mais afetada. Estamos operando na parte laboral com 50% do nosso quadro, o que representa mais de 110 médicos em total paralisação". Ela relata que o objetivo da manifestação é "manter vivo o movimento e tentar sensibilizar o prefeito que tem sido insensível com a causa".
Os grevistas justificam a paralisação, não só pela defasagem salarial, mas por acréscimo no quadro de profissionais que possam atender à grande demanda do município, além de requerem equipamentos de trabalho, reformas dos prédios que abrigam as unidades de saúde. Outra pauta bastante reivindicada é o incentivo repassado às categorias por meio do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade Básica (PMAQ-AB) que é realizado por meio de decreto.
Segurança
"Queremos que o valor seja repassado por meio de um projeto de lei. Decreto, o prefeito cumpre e descumpre quando quiser", acrescentou Jaqueline. Para amanhã (16), o Sindmub agendou uma assembleia para ser debatida a agenda de mobilização da semana seguinte. Já são três meses de greve com mais de 110 profissionais paralisados. Dos 17 enfermeiros, 15 aderiram à greve. Dos 17 dentistas, 14 estão paralisados. O movimento já atinge 22 postos de saúde, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS infantil), o Centro Materno Infantil e o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO).
O prefeito de Barbalha, Zé Leite, não foi localizado pela reportagem, assim como a secretária de Saúde, Desirée de Sá Barreto, para falar sobre assunto.
Ministério Público
O Ministério Público Federal (MPF) entregou, na semana passada, um plano de trabalho elaborado para execução na área da saúde aos gestores de Juazeiro do Norte.
A versão final do documento conta com 44 páginas. O plano é resultado de intervenção realizada pelo MPF no sistema de Saúde do Município.
André Costa
Colaborador

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato