-->

Com projeto de antiviral, Limoeirense será atração em mais uma feira internacional

Competindo com 1600 jovens cientistas do mundo todo, Helyson conquistou o 3º lugar com o projeto. (FOTO: Arquivo Pessoal)
O estudante Helyson Bezerra Braz, de Limoeiro do Norte, já participou de cinco feiras. O próximo desafio será nos Estados Unidos 

Cearenses são motivo de orgulho pela inteligência, criatividade e bom humor. O jovem Helyson Lucas Bezerra Braz, de apenas 19 anos, não é diferente. Estudante do curso técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFCE), ele acumula medalhas e destaque em feiras de ciência nacionais e internacionais. O próximo desafio será na Genius Olympiad, que será realizada em Nova York, em junho de 2016. Ele foi o primeiro brasileiro a ser classificado para se apresentar no evento. Com um único trabalho ele já participou de cinco feiras, sendo premiado em quatro delas e recebendo credenciais para apresentar o trabalho em eventos internacionais.
O projeto “Ação sinergética de antiviral natural” foi desenvolvido em outubro de 2013 com orientação da professora Renata Chastinet, doutora em bioquímica. O objetivo é minimizar os efeitos da gripe, em um tempo rápido, eficaz e com baixo custo. Frutas como acerola, caju e a goiaba foram utilizadas no desenvolvimento de uma polpa que não passa por nenhum processo industrial. Com adição de óleo extraído da semente de romã, funciona como antigripal, agindo na melhoria do sistema imunológico, sobretudo na defesa do organismo contra o vírus H1N1, também conhecido como influenza.
O estudante, de Limoeiro do Norte, conta que foram realizados testes em pessoas que tomaram a dose do “medicamento” natural e outras que tomaram remédio industrializado. Foi verificado que quem tomou a polpa teve um aumento de leucócitos, redução de sintomas e destruição mais rápida do vírus. Por meio de testes de leucograma, foi confirmada a resposta imunológica induzida pela polpa enriquecida em comparação ao remédio comprado.“A ideia surgiu a partir de problemas que encontrava na minha comunidade devido a alta taxa de proliferação do vírus, além dos medicamentos comuns não estarem sendo tão eficazes. Esse tipo de mistura natural garante uma economia de quase 6 vezes menor”, conta.

Inicialmente, o estudante decidiu fazer o experimento sem perspectiva de torná-lo público. Após os testes darem certo, ele decidiu apresentar em feiras científicas. Com a repercussão e prêmios que recebeu, notou o potencial científico e investiu no trabalho, fazendo mais pesquisas e agora pretende aprimorá-lo com informática e bioquímica. Além disso está realizando novos testes para complementar os resultados e treinando a língua inglesa para apresentações fora do Brasil. Dedicado, ele aprende o idioma apenas com ajuda de livros, sem a presença de um professor.
Para as apresentações fora do Ceará, ele recebe ajuda financeira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Porém o IFCE oferece a ajuda financeira apenas duas vezes por ano. Assim, família e amigos de Helyson precisam complementar a renda. “Eu sempre batalhei muito, sempre fui curioso em fazer pesquisa e tentar resolver os problemas da minha comunidade. Tenho um sentimento de gratidão muito grande por todas as pessoas que me ajudaram. Isso, junto com os resultados é o que me motiva”, conclui o estudante de 19 anos. 
AmpliarAmpliar

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato