-->

Sábado será lançado em Quixeré o livro Baú de Lembranças.

Da autoria de Adauto Fernandes de Oliveira, a obra literária será lançada sábado às 09:00 no centro de catequese.

O Autor retrata sua trajetória com ‘lições de vida, que lhes devem servir de espelho’ afirmando considerar-se um ser humano igual aos outros, e nunca quis ser superior ao seu semelhante.
Adauto Fernandes de Oliveira nasceu no dia 02 de junho de 1925, em Sucatinga, então distrito de Cascavel, hoje Beberibe, mas foi criado na zona rural de Quixeré para onde seus pais emigraram no segundo semestre do ano de 1926.
  
Em 1937, Adauto Fernandes foi matriculado no Atheneu São Bernardo de Russas e, em 1939, no seminário Arquidiocesano de Fortaleza aonde estudou quatro anos. Foi Professor, Serventuário da justiça na Comarca de Russas, transferindo-se para Fortaleza em 1947, já casado.
De Março de 1949 a outubro de 1989, foi empregado no comércio de Fortaleza e, como tal, associou-se ao Sindicato dos empregados no Comércio de Fortaleza, chegando a, ser Secretário e, posteriormente, Presidente por três mandatos, fundando com o líder comerciário Hermenegildo Barroso de Melo, e outros companheiros a Federação dos Trabalhadores no Comércio dos Estados do Ceará e Piauí-FETRACEPI -, em agosto de 1963, recebendo a carta sindical em março de 1964, sendo eleito o seu Secretário Geral e, depois em junho de 1978, o seu Presidente, reeleito até junho de 1989.
O autor do livro Baú de Lembranças, teve destacada atuação como Sindicalista, tendo sido eleito Secretário Geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC -, com sede em Brasília, para onde transferiu sua residência, permanecendo nesse cargo até março de 1996, sendo, em seguida, eleito Diretor do Departamento de Assuntos Trabalhistas e Judiciários da mesma entidade Sindical de Grau Superior, encerrando suas atividades Sindicais como Delegado da CNTC no Ceará em fevereiro de 2008.
Foi nomeado pelo o então Presidente da República, Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, em 1965, Juiz Classista, representante dos Trabalhadores dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão, junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, Com sede em Fortaleza, indicado pela FETRACEPI, com o apoio de várias outras entidades sindicais locais, sendo reconduzido ao cargo por mais
quatro mandatos consecutivos, perfazendo 15 anos de Magistratura classista-trabalhista, o que lhe possibilitou a APOSENTADORIA COMO JUIZ CLASSISTA DE TRT, consoante lei específica, somados aos anos de atividade laboral prestado a empresas privadas.
Por indicação da CNTC, foi nomeado pelo o então Presidente da República, Dr. Itamar Franco, Conselheiro do CPRS – Conselho de Recursos da Previdência Social, com mandato de 30.04.1993 a 30.04.1996, exercendo a função na câmara de Benefícios, renunciando ao cargo, em caráter revogável, no segundo semestre de 1994/95, por não aceitar, de forma alguma, a interferência da presidente da Câmara nas suas decisões, via de regra, favoráveis aos segurados, apoiadas nas provas dos autos.
Pelos relevantes serviços prestados à Justiça do Trabalho, após sua aposentadoria em julho de 1981, foi condecorado com os Diplomas de COMENDADOR: DA ordem do mérito judiciário do trabalho, expedido pelo o TST-Tribunal Superior do Trabalho; da ORDEM ALENCARINA DO MÉRITO JUDICIÁRIO DO TRABALHO, pelo o TRT 7ª –Tribunal Regional do TRABALHO da 7ª Região do Ceará; da ORDEM TIMBIRTA DO MÉRITO JUDICIÁRIO DO TRABALHO, PELO O TRT 16ª- Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, do Maranhão. E de GRANDE OFICIAL, do TRT da 7ª Região, proposta pelo o des. Federal do Trabalho, Dr. Manoel Arízio Eduardo de Castro.
Atualmente, desde 1982/1983, integra, como MORDOMO, a Mesa Administrativa da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, tendo exercido os cargos de 1º Tesoureiro e de 3º Vice Provedor, este último até março de 2014.

Fonte: TV Jaguar 

Luciano Almeida

Olá, sou o Luciano Almeida e é um prazer me apresentar a vocês. Tenho 41 anos e sempre vivi em Quixeré, uma cidade que conheço como a palma da minha mão. Sou um rapaz negro de pele clara, apaixonado por desenho, leitura e fotografia! Foi essa paixão que me inspirou a criar este blog. Aqui, meu objetivo é trazer informações relevantes para o Vale do Jaguaribe, uma região situada no centro-leste do Ceará, e também compartilhar um pouco do dia a dia dos jaguaribanos. Vou abordar temas como educação, saúde, cultura e, especialmente, a importância de sermos reconhecidos como cidadãos, com nossas próprias opiniões e vontades. Quero explorar nossa identidade neste mundo e como nos conectamos a ela. Além disso, pretendo destacar lugares interessantes nas cidades da região. Todos os dias, aqui no Jornal Vale em Destaque, você encontrará novidades fresquinhas para ficar bem informado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato